DE PRINCESAS A SUPER-HERÓIS: A INFLUÊNCIA DOS PERSONAGENS NA ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.113127Palabras clave:
alimentação infantil, consumo, publicidade.Resumen
O objetivo central desse texto é problematizar a relação entre mídia, consumo e alimentação infantil, buscando reconhecer quais as preferências das crianças e como essas orientam suas escolhas alimentares. A partir das reflexões de autores como Horn (2016), Schor (2009) e Baader (2013), dentre outros, fizemos uma coleta de dados por meio de entrevista-conversa com grupos de escolares, a partir de um roteiro semiestruturado. Observou-se que os produtos que as crianças querem comprar e consomem fazem parte do campo de desejos dos pequenos, construído principalmente pela associação entre o alimento e imagens de personagens conhecidos. Frente aos estudos teóricos e os resultados de pesquisa, ressaltamos a importância de refletir acerca da inconteste relação de consumo de alimentos pelas crianças e a articulação das grandes empresas de publicidade, do setor alimentício e do entretenimento.Descargas
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