UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Josiane Peres Gonçalves
  • Sandra Godoy Martines

Keywords:

agressividade, educação infantil, criança, família

Abstract

O presente estudo tem por finalidade identificar o entendimento que professoras têm a respeito do comportamento agressivo em sala de aula e como agem diante desse tipo de comportamento. Inicialmente são apresentados dados teóricos sobre conceituação de agressividade, como lidar com esse comportamento e como acontece a agressividade no cotidiano escolar, especificamente na Educação Infantil, para ao longo do texto discutir sobre algumas situações que ocorrem no dia a dia com as crianças e professores. Também foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, em que as participantes eram 4 (quatro) professoras que trabalhavam em uma mesma instituição pública, sendo utilizado como instrumento entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as professoras entrevistadas possuem entendimento a respeito do conceito agressividade, que se tem uma grande preocupação com os alunos que demostram esse tipo de comportamento e sinalizam sobre como lidar com a família para sanar esta problemática

Downloads

Download data is not yet available.

References

BITTENCOURT, A. D. S. Agressividade fatores que influenciam negativamente a conduta da criança. Gravataí/ RS, 2004.

BONDIOLI, A. (Orgs.) O Tempo no Cotidiano Infantil, São Paulo: Cortez, 2004.

CARRARA. K. Introdução a Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

COLL, C., MARCHESI, A., PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2004.

CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

FERREIRA, D. L.; WIEZZEL, S. C. A. Agressividade infantil: entre os fatores emocionais e ambientais. Presidente Prudente: UNESP, 2008.

FRANÇA. L. S; YAEGASHI. R. F. A agressividade na infância: um estudo sobre suas causas e consequências. Iniciação Científica Cesumar, vol. 07, n.01, jan./ jun., 2005, p. 11-18. Disponível em: <http://www.cesumar.br/pesquisa/ periodicos/index.php/iccesumar/article/viewFile/98/313> Acesso em 12 de mar. 2014.

GAGLIOTTO, M. G.; BERTE. R.; VALE, V. G. Agressividade da criança no espaço escolar: uma abordagem psicanalítica. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 20, n. l, jan./jun., 2012, p. 144-160.

GALVÃO, I. Cenas do Cotidiano Escolar: Conflitos sim, violência não. Petrópolis: Vozes, 2004.

GIL. C. A. Como Elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LOCATELLI, C. Agressividade Infantil: relax e reprogramação emocional para crianças: um guia para pais, educadores, professores e futuros pais. 2.. ed., São Paulo: Sucesso, 2004.

MADEIRA, A. M. Agressividade infantil é ligada a dificuldade de se expressar. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/familia/ materias/11216-agressividade-infantil-e-ligada-a-dificuldade-de-se-expressar> acesso em 19 de fev. 2014.

OLIVEIRA, N. M.; LOCH, L. F.; SILVA, S. W. A relação de afeto desafeto em família de crianças com comportamento agressivo. R. de Pesq.: cuidado é fundamental, Rio de Janeiro, ano 9, n.1/2., 1./2. sem. 2005, p. 23-30.

PIETRO, P. P.; JAEGER, P. F. Agressividade na infância: análise psicanalítica. Visão Global, v.11, n. 2, jul./dez., 2008, p. 217-238.

SANTOS, E. F. Agressividade infantil: possíveis causas e consequências. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, ano VI, n. 11, nov., 2008, p. 1-11.

SHIRAHIGE, E. E; HIGA, M.M. A contribuição da psicanálise à educação. São Paulo: Avercamp, 2004.

VIEIRA, M. T. Fatores de aprendizagem social, comportamento agressivo e comportamento lúdico de meninos pré-escolares. 2007. 100f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Universidade Católica de Goiás, 2007.

Published

2019-09-27

How to Cite

GONÇALVES, Josiane Peres; MARTINES, Sandra Godoy. UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 115–138, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3966. Acesso em: 6 mar. 2025.