UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
agressividade, educação infantil, criança, famíliaResumo
O presente estudo tem por finalidade identificar o entendimento que professoras têm a respeito do comportamento agressivo em sala de aula e como agem diante desse tipo de comportamento. Inicialmente são apresentados dados teóricos sobre conceituação de agressividade, como lidar com esse comportamento e como acontece a agressividade no cotidiano escolar, especificamente na Educação Infantil, para ao longo do texto discutir sobre algumas situações que ocorrem no dia a dia com as crianças e professores. Também foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, em que as participantes eram 4 (quatro) professoras que trabalhavam em uma mesma instituição pública, sendo utilizado como instrumento entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as professoras entrevistadas possuem entendimento a respeito do conceito agressividade, que se tem uma grande preocupação com os alunos que demostram esse tipo de comportamento e sinalizam sobre como lidar com a família para sanar esta problemáticaDownloads
Referências
BITTENCOURT, A. D. S. Agressividade fatores que influenciam negativamente a conduta da criança. Gravataí/ RS, 2004.
BONDIOLI, A. (Orgs.) O Tempo no Cotidiano Infantil, São Paulo: Cortez, 2004.
CARRARA. K. Introdução a Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
COLL, C., MARCHESI, A., PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2004.
CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
FERREIRA, D. L.; WIEZZEL, S. C. A. Agressividade infantil: entre os fatores emocionais e ambientais. Presidente Prudente: UNESP, 2008.
FRANÇA. L. S; YAEGASHI. R. F. A agressividade na infância: um estudo sobre suas causas e consequências. Iniciação Científica Cesumar, vol. 07, n.01, jan./ jun., 2005, p. 11-18. Disponível em: <http://www.cesumar.br/pesquisa/ periodicos/index.php/iccesumar/article/viewFile/98/313> Acesso em 12 de mar. 2014.
GAGLIOTTO, M. G.; BERTE. R.; VALE, V. G. Agressividade da criança no espaço escolar: uma abordagem psicanalítica. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 20, n. l, jan./jun., 2012, p. 144-160.
GALVÃO, I. Cenas do Cotidiano Escolar: Conflitos sim, violência não. Petrópolis: Vozes, 2004.
GIL. C. A. Como Elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LOCATELLI, C. Agressividade Infantil: relax e reprogramação emocional para crianças: um guia para pais, educadores, professores e futuros pais. 2.. ed., São Paulo: Sucesso, 2004.
MADEIRA, A. M. Agressividade infantil é ligada a dificuldade de se expressar. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/familia/ materias/11216-agressividade-infantil-e-ligada-a-dificuldade-de-se-expressar> acesso em 19 de fev. 2014.
OLIVEIRA, N. M.; LOCH, L. F.; SILVA, S. W. A relação de afeto desafeto em família de crianças com comportamento agressivo. R. de Pesq.: cuidado é fundamental, Rio de Janeiro, ano 9, n.1/2., 1./2. sem. 2005, p. 23-30.
PIETRO, P. P.; JAEGER, P. F. Agressividade na infância: análise psicanalítica. Visão Global, v.11, n. 2, jul./dez., 2008, p. 217-238.
SANTOS, E. F. Agressividade infantil: possíveis causas e consequências. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, ano VI, n. 11, nov., 2008, p. 1-11.
SHIRAHIGE, E. E; HIGA, M.M. A contribuição da psicanálise à educação. São Paulo: Avercamp, 2004.
VIEIRA, M. T. Fatores de aprendizagem social, comportamento agressivo e comportamento lúdico de meninos pré-escolares. 2007. 100f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Universidade Católica de Goiás, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".