Formación humana y educación humanizadora en la perspectiva emancipatoria en proeja: un diálogo propositivo a través de los círculos de cultura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.143154

Palabras clave:

Concepção de ser humano, Relações humanas, Vocação ontológica, Círculos de cultura

Resumen

O artigo buscou problematizar a formação humana integral, sobre a qual se discute a perspectiva da emancipação do ser humano no âmbito social, por meio da práxis pedagógica dos círculos de cultura, tematizado pelas palavras geradoras: “concepção de homem, vocação ontológica, relações humanas”, com uma turma de jovens e adultos, do PROEJA, de uma escola pública estadual de um quilombo urbano de Salvador, Bahia, Brasil. Utilizamos os fundamentos teóricos explanados por alguns autores, entre eles, Gramsci e Freire, para refletir sobre uma educação humanizadora na perspectiva emancipatória. Ao contextualizar a ação-reflexão dos diálogos circulares, apresentamos uma análise dialógica, inserida na pesquisa qualitativa, a qual revelou a importância de criar uma práxis pedagógica que promova uma educação pautada pela sensibilidade histórica, política e cultural.

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Biografía del autor/a

  • Joana Lopes Vieira, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Bolsita CNPq (2014-2018). Pedagoga - Direção Geral de Educação, Lisboa, Portugal. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa HCEL: Hsitória da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade. Salvador, Bahia, Brasil.

  • Maria Cecília de Paula Silva, Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia

    Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Departamento de Educação Física. Coordenadora do Grupo de Pesquisa HCEL: Hsitória da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade.Bolsista CAPES – Estágio Sênior- Université de Strasbourg (2015-2016). Salvador, Bahia,Brasil.

Referencias

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Publicado

2022-11-25

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

Formación humana y educación humanizadora en la perspectiva emancipatoria en proeja: un diálogo propositivo a través de los círculos de cultura. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 143–154, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.143154. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6351.. Acesso em: 14 nov. 2024.

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