INTERDISCIPLINARIDADE: UMA POSSIBILIDADE A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS

Autores/as

  • Benedito de Oliveira (in memorian)

Palabras clave:

Disciplinaridade, Currículo, Interdisciplinaridade, Formação de professores.

Resumen

Neste  estudo  o  autor  aborda  a  necessidade  do  diálogo  entre  as disciplinas  como  uma  possibilidade  de  avanço  do  movimento  pela interdisciplinaridade.  Para  situar  esse  movimento  faz  uma  reconstituição histórica da disciplinaridade – surgida a partir da modernidade no Século XVI, na qual o conhecimento passa por uma profunda mudança na sua organização, culminando com a substituição do trivium e quadrivium (medievais) por uma nova lógica, organizada em disciplinas. Embasado nos estudos curriculares, mostra  ainda  a  relação  existente  entre  o  desenvolvimento  curricular  e  a interdisciplinaridade – uma tendência que não se apresenta como uma teoria do currículo, mas tão somente como um movimento pedagógico, denominado por  Veiga-Neto  (1997)  de  movimento  pela  interdisciplinaridade.  Sem desconsiderar os esforços em favor da interdisciplinaridade e apoiando-se nas idéias  de  Veiga-Neto,  o  autor  estabelece  uma  crítica  ao  movimento  pela interdisciplinaridade (de inspiração iluminista), conforme os escritos de Gusdorf (Prefácio do livro Interdisciplinaridade e Patologia do Saber, de Japiassu, 1976) dentre outros – movimento esse que deposita a fé na razão como um caminho seguro para reverter uma “patologia” que se abate sobre o mundo do saber dividido  em  disciplinas. Enfatiza  a  importância  da  disciplinaridade  como fundamento para a interdisciplinaridade. Finalmente, apresenta o diálogo entre as disciplinas (numa tensão permanente e produtiva) como uma possibilidade de avanço do movimento pela interdisciplinaridade na formação de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991. _________. Prática interdisciplinar na escola. São Paulo: Cortez, 1991. _________. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Francisca dos Santos. Interdisciplinaridade e construção coletiva do conhecimento: concepção pedagógica desafiadora. Educação e Sociedade. São Paulo: Papirus, ano XV, n. 49, p. 468-484, dezembro/94.

GUSDORF, Georges. De uma antropologia fundamental a uma pedagogia da unidade. In:

GADOTTI, Moacir. Comunicação Docente. 3. ed. São Paulo: Loyola, (s.d.). p. 9-21.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KANT, I. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1996.

REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e Interdisciplinaridade. In: MOREIRA, Antonio Flávio B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus,1997 p. 59-102.

_________. A ordem das disciplinas. Porto Alegre: PPGEDU/UFRGS, 1996 (Tese de doutorado) p. 243-286.

_________. Espaços que produzem. (digitado).

_________. Produção e construção do conhecimento nas diferentes disciplinas – a problemática da interdisciplinaridade. In: Anais do VII ENDIPE, Vol. 2. Goiânia: 1994 p. 145-157.

Publicado

2019-09-26

Cómo citar

OLIVEIRA (IN MEMORIAN), Benedito de. INTERDISCIPLINARIDADE: UMA POSSIBILIDADE A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 129–142, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3575. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

ARTIGO