O Ensino remoto na educação básica na comunidade indígena Feijoal – Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.8592

Palavras-chave:

Ensino, Ensino Remoto , Aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo averiguar como foi o atendimento aos alunos da comunidade Indígena Feijoal do município de Benjamin Constant – Amazonas, durante o período em que a escola foi obrigada a paralisar as suas atividades de ensino normal e adotou o ensino remoto, devido a pandemia da Covid-19. A modalidade escolhida pela secretaria de educação foi o atendimento através do Projeto Aula Via Rádio, desenvolvido a partir do ano de 2020, sendo que os alunos ouviam as aulas via rádio e acompanhavam com apostilas preparadas pela Secretaria de Educação. Buscamos através desta pesquisa compreender como foi a reação dos professores e das famílias diante de uma metodologia nunca antes praticada em uma escola indígena. Entre as principais dificuldades elencadas para a efetivação destas aulas está diretamente ligada as condições estruturais de acesso destas comunidades às tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franckson Carneiro Félix, Universidade do Estado de Mato Grosso

Franckson Carneiro Felix

Graduado em Geografia pela UEA. Especialista em História e Geografia pela FACIBRA. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Intercultural Indígena (PPGECII/UNEMAT)

Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Alceu Zoia

Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduUNEMAT)

 Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Intercultural Indígena (PPGECII/UNEMAT)

Referências

BRITO, Sávio Breno Pires et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020.

CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia Educação & Realidade, Porto Alegre, v 45, 2020.

DE SÁ, Adrielle Lourenço; DO CARMO NARCISO, Ana Lucia; DO CARMO NARCISO, Luciana. Ensino Remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2020.

OLIVEIRA, Edinaldo Aguiar de. Ensino remoto: o desafio na prática docente frente ao contexto da pandemia. Revista Educação Pública, v. 21, nº 28, 27 de julho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/28/ensino-remoto-o-desafio-na-pratica-docente-frente-ao-contexto-da-pandemia

ZOIA, A.; MENDES, M. Alguns aspectos da luta pela efetivação do direito à autodeterminação do povo indígena Paiter Suruí: a educação, a cultura e a terra. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 247–268, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.247268. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4794. Acesso em: 20 out. 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

CARNEIRO FÉLIX, Franckson; ZOIA, Alceu. O Ensino remoto na educação básica na comunidade indígena Feijoal – Amazonas. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 85–92, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.8592. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6584. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO