Variações linguísticas presentes em cartas pessoais:  ênfase na colocação pronominal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13814

Palavras-chave:

Cartas pessoais, Colocação pronominal, Sociolinguística

Resumo

Este artigo buscou analisar a ocorrência dos usos da ênclise e da próclise em cartas pessoais trocadas entre um casal de namorados dos anos 1990, objetivando a investigação da variação social entre os correspondentes. Ao total, foram analisadas quatro epístolas, duas de cada participante, o número foi determinado devido a quantidade de correspondências que o participante masculino havia escrito, sendo apenas dois relatos escritos. Antes de descrever os resultados encontrados na pesquisa, foi apresentado um panorama a respeito das variações de maneira geral, como a sociolinguística se estabeleceu como teoria e também algumas pesquisas com foco na colocação pronominal e análise de cartas. Recorreu a autores como Labov (2006[1996], 2008), (Coelho et al., 2010), Biazolli (2016), Silva (2002), Sales (2007), dentre outros. Por se tratar de uma análise que busca relacionar o emprego da colocação pronominal de acordo com a variação social dos remetentes, o artigo contribui para os estudos de base sociolinguística, a fim de relacionar as escolhas gramaticais com fatores subjetivos dos correspondentes. A metodologia de análise utilizada foi qualitativa de base interpretativista, com foco na forma e no conteúdo (Flick 2004), (Bardin, 2011), (Miles; Huberman, 2014). A partir das análises foi possível perceber que o único fator variável que teve alguma distinção entre os participantes foi o de sexo, no qual o participante masculino se apropriou mais do uso da ênclise do que a participante feminina. As demais variações sociais não interferem na escrita.

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Biografia do Autor

  • Bruna Emanuelly Signori, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Cursa Mestrado em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT. Foi bolsista no Programa de Iniciação a Docência (PIBID), foi Rondonista no Projeto Rondon (Operação Amapá) e bolsista do projeto Residência Pedagógica pela CAPES. Foco voltado para a especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira. 

  • Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UNESP (Rio Preto) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). É professora Livre Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (Classe D); Possui experiência nas áreas de metodologias de ensino, atuando nos cursos de Pedagogia e Letras, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes idades, metodologias ativas de ensino e multiletramentos. É líder do GEPLIAS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística, cadastrado no CNPQ, desde sua criação, em 2009. É membro do CELIN - Centro de Língua(gens) e do CEI (Centro de Estudos e Investigação), da UNEMAT. Professora permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS), na UNEMAT; Coordenou o Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, desde sua criação, em 2016, até 2021. Fundadora do GT da ANPOLL Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira, em 2018, e coordenadora até 2021. Criou e foi editora-chefe da Revista Educação, Cultura e Sociedade (UNEMAT/Sinop, 2011-2018). É membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada, da EntreLetras, da Eventos Pedagógicos, da Norte@mentos e da Acta Semiótica. Coordenou da coleção "Sala das Letras" (2015-2025) e coordena a Coleção "Linguagens Amazônicas" (a partir de 2025) da Editora da UNEMAT. Cumpriu a função de Vice-Coordenadora do PROFLETRAS (2013-2015) na UNEMAT/Sinop. Coordenou o subprojeto interdisciplinar do PIBID (2014-2018): Formação para a diversidade - Educação Linguística, Educação para a Diversidade Cultural e Educação Ambiental nas Licenciaturas (Letras e Pedagogia) no contexto da Amazônia Mato-grossense e entorno do Parque Xingu. Publicou vários capítulos de livros, artigos e organizou coletâneas de livros. 

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Publicado

2025-07-10

Como Citar

SIGNORI, Bruna Emanuelly; SEGANFREDO SANTOS, Leandra Ines. Variações linguísticas presentes em cartas pessoais:  ênfase na colocação pronominal. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. e4125009, 2025. DOI: 10.30681/faed.v41i1.13814. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13814. Acesso em: 24 dez. 2025.