Memórias de uma vida docente: habitando as histórias da travessia numa jornada de esperança
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14579Palavras-chave:
Pesquisa Narrativa, Experiência, Identidade Docente, Educação BásicaResumo
Este estudo nasce de um encontro vivido no cotidiano escolar, atravessado por afetos, memórias e reconhecimento do trabalho docente, que se transforma em experiência e investigação. Inscrito no campo da pesquisa narrativa, à luz de Clandinin e Connelly (2011), tem como horizonte compreender como uma professora de Língua Portuguesa da Educação Básica enfrentou os desafios da docência e as marcas dessa trajetória em sua identidade. A pesquisa compreende a docência como um percurso vivo, relacional e temporal, no qual narrar é habitar a experiência, escutar histórias e reconhecer a identidade docente como um processo contínuo de formação e construção de sentidos. As narrativas mostram que a identidade se constrói como um percurso em constante reconstrução, atravessado por valores, vínculos e compromissos, que revelam dedicação e amor à educação, inspirando reflexões sobre o afeto, o compromisso com a educação e os caminhos de transformação que sonhamos, em uma jornada de esperança.
Downloads
Referências
ARAUJO LIMA, Vanessa Suligo. Tecendo a constituição identitária do professor de matemática narrado nos memoriais. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres. Barra do Bugres-MT, 2017. Disponível em: https://portal.unemat.br/media/files/VANESSA_SULIGO_ARA%C3%9AJO_LIMA.pdf. Acesso em: 14 dez. 2025.
BITENCOURT, Loriége Pessoa. Aprendizagem da Docência do Professor Formador de Educadores Matemáticos. Curitiba: CRV, 2017.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
DAY, Christopher. A paixão pelo ensino. Coleção Currículo, Políticas e Práticas. Tradução: Assunção Flores/Elodi Martins. Porto: Porto Editora, 2004.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Universidade de Barcelona, Espanha: Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Lingüística. Revista Brasileira de Educação. n0. 19, jan/abr., 2002, p. 20-28 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26421823_Notas_sobre_a_experiencia_e_o_saber_de_experiencia. Acesso em: 14 dez. 2025
MARCELO GARCIA, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8. Acesso em:14 dez. 2025.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7–22, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28320314_Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro. Acesso em: 14 dez. 2025.
MARINS, Rosana Maria; CEVALLOS, Ivete; ROCHA, Simone Albuquerque da. Narrativas de licenciando em matemática: elos possíveis de serem revisitados para constituição da identidade docente. Revista da Faculdade de Educação, Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), v. 23, ano 13, n. 1, p. 115–129, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1091. Acesso em: 14 dez. 2025.
MENDES, Maria Gorethe Ferreira. Entrevista Narrativa com a Professora Gorethe. Escola Estadual Alfredo José da Silva – Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), município de Barra do Bugres – MT. Acervo pessoal da autora, 09 out. 2025.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: https://repositorio.ulisboa.pt/handle. Acesso em: 14 dez. 2025.
NÓVOA, António. Vida de professores. Lisboa: Porto Editora, 1995.
RODRIGUES, Fabiano de Abreu. O que é o déjà vu? Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 3227-3233, janeiro 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/download/42639/pdf/106726. Acesso em: 14 dez. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ma. Vanessa Suligo Araujo Lima, Dra. Loriége Pessoa Bitencourt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".














