A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE PIERRE BOURDIEU PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Jéferson Dantas

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, currículo e formação docente, comissão de educação, Fórum do Maciço do Morro da Cruz.

Resumo

Este artigo procura trazer a contribuição teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) para uma análise no campo do Currículo e da Formação Docente, tendo como objeto a experiência social das escolas públicas (Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz), que atendem crianças e jovens em situação de risco na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Fundamentos de uma teoria da violência simbólica. In: ______. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. p. 15-75.

BOURDIEU, P. Condição de classe e posição de classe. In: ______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 3-25.

______. Espaço social e gênese das classes. In: ______. O poder simbólico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 133-161.

______. O capital social – notas provisórias. In: NOGUEIRA, M.A.; CATANI, A. Escritos da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 65-69.

______. O espaço social e suas transformações. In: _____. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zowk, 2007. p. 95- 161.

________. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 35-52.

________ PASSERON, J-C. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. p. 79-118.

CATANI, Afrânio Mendes. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu (ou como um autor se torna indispensável no nosso regime de leituras). Educação e Sociedade. Dossiê Ensaios sobre Pierre Bourdieu, ano XXIII, n. 78, p. 57-75, abr.2002.

DANTAS, Jéferson. O Estado e a lógica do capital: implicações nas relações entre violência e educação. Revista Urutágua – revista acadêmica multidisciplinar, Maringá/PR, n. 15, abr/maio/jun/jul 2008. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br/015/15dantas.htm>. Acesso em: 3.out. 2009.

______. Projeto histórico e construção curricular: a experiência social do Fórum do Maciço do Morro da Cruz. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 122-139, jan./abr. 2007.

DUBET, François. A igualdade meritocrática das oportunidades. In: _______. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. Tradução de Ione Ribeiro Valle. São Paulo: Cortez Editora, 2008. p.19-47.

GROH, Vilson. As comunidades: planejamento e formação da consciência coletiva. Movimento, práticas do cotidiano escolar, São José, n. 2, p. 8-10, mar. 2003.

LAHIRE, Bernard. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação e Sociedade. Dossiê Ensaios sobre Pierre Bourdieu, ano XXIII, n. 78, p. 37-55, abr/2002.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

NOGUEIRA, M.A.; NOGUEIRA, C.M.M. Bourdieu & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PINTO, Louis. Pierre Bourdieu e a teoria do mundo social. Rio de Janeiro:

FGV, 2000.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Escolar. In:

______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. p. 101-122.

VASCONCELOS, Maria Drosila. Pierre Bourdieu: a herança sociológica. Educação e Sociedade. Dossiê Ensaios sobre Pierre Bourdieu, ano XXIII, n. 78, p. 77-87, abr/2002.

XIMENES, Telma Maria. Educação e violência: a produção da demanda para

a educação não-formal. In: SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes et. al. Educação não-formal: cenários da criação. Campinas-SP: Editora da Unicamp/Centro de Memória, 2001. p.41-57.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE PIERRE BOURDIEU PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO CURRICULAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 45–65, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3641.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 446

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.