PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE A RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.139158

Palavras-chave:

COVID 19, mulher, professora, trabalho feminino

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as percepções de professoras sobre a reconfiguração do trabalho docente com o ensino remoto no período da COVID-19. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender reconfigurações no trabalho docente feminino a partir da pandemia. A investigação é de caráter qualitativo, numa perspectiva sociocultural, em que dialogamos com autores como Facci (2004), Satler (2019), Harvey (2020), entre outros. Também buscamos notícias veiculadas pelas mídias sociais e notícias da internet no ano de 2020. Ao entretecer essas fontes, evidenciamos elementos que permitem compreender o trabalho das professoras o qual foi redimensionado com atividades remotas, ocasionando uma sobrecarga entre atividades profissionais, do lar e a maternidade. A pandemia terá impactos na formação de estudantes e na sociedade, desdobando-se também na saúde emocional das docentes que assumem múltiplas funções.

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Biografia do Autor

Cleissiane Aguido Gotardo, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR- Campus Paranavaí

Cleissiane Aguido Gotardo

Mestranda em Ensino e Formação Docente pela UNESPAR – Campus de Paranavaí, Paraná, Brasil. Graduada em Pedagogia pela UNESPAR – Campus de Paranavaí.

E-mail: cleissiane@hotmail.com.br - ORCID: 0000-0002-9436-3827.

Ingrid Rodrigues Raposo, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR- Campus Paranavaí

Ingrid Rodrigues Raposo

Mestranda em Ensino e Formação Docente pela UNESPAR – Campus de Paranavaí.

Graduada em Pedagogia pela UEM – CRC. Psicopedagoga institucional na Faculdade FACEC – Cianorte. Paraná, Brasil. E-mail: ingridrodriguesraposo@gmail.com - ORCID: 0000-0003-3496-7589.

 

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR- Campus Paranavaí

Márcia Marlene Stentzler

Doutora em Educação pela UFPR. Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná. Docente no Mestrado em Ensino: formação docente interdisciplinar (PPIFOR). Diretora de Programas e Projetos (Prograd/Unespar). Paranavaí, Paraná, Brasil.  

E-mail: marcia.stentzler@unespar.edu.br  - ORCID: 0000-0002-9634-9148.

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Publicado

2022-07-19

Como Citar

GOTARDO, Cleissiane Aguido; RAPOSO, Ingrid Rodrigues; STENTZLER, Márcia Marlene. PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE A RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE COVID-19. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 140–158, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2021.36.139158. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4999. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO