O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A APROXIMAÇÃO COM A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.101120

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa que objetivou investigar a contribuição do Programa Residência Pedagógica para aprendizagem da docência na formação inicial em Biologia. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em documentais e nos Relatórios Finais de vinte residentes, licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Núcleo de Belém da Universidade Federal do Pará. Os resultados apontam contribuições significativas para a aprendizagem da docência em sua dimensão pedagógica, desde o planejamento das atividades até a realização e avaliação delas, no entanto, também apontam desafios, tais como: fragilidades da formação pedagógica na universidade, ausência de formação continuada dos Preceptores e falta de infraestrutura para efetivar os projetos pedagógicos da escola.

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Biografia do Autor

  • Leandro Passarinho Reis Júnior, Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém, Pará, Brasil.
    Doutor em Educação. Prof. Adjunto III do Instituto de Ciências Biológicas – ICB. Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém, Pará, Brasil.
  • Maria Gorete Rodrigues Cardoso, Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém, Pará, Brasil.

    Doutora em Educação. Prof. Adjunto II do Campus Universitário de Bragança. Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém, Pará, Brasil. 

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2021-01-11

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Como Citar

O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A APROXIMAÇÃO COM A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 101–120, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.101120. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5150.. Acesso em: 20 dez. 2024.

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