Inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) na educação profissional e tecnológica: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.2941

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Inclusão, TEA

Resumo

Este artigo discute a temática da inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA, ponderando sobre as possibilidades e desafios dessa inclusão, em geral, e na Educação Profissional e Tecnológica, em particular. O estudo foi desenvolvido em abordagem qualitativa, com base no método da pesquisa bibliográfico-documental. Concluiu-se que a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista é viável se realizadas as adaptações necessárias e se houver o compromisso social de todos os envolvidos no processo; que é necessário ampliar os estudos sobre a temática, em especial no que se refere ao campo da Educação Profissional e Tecnológica; e que inclusão educacional de estudantes com TEA se efetiva quando a escola consegue assegurar sua aprendizagem e contribuir para seu desenvolvimento – o que inclui a socialização, o autocuidado, o cuidado com o outro e a compreensão das dimensões da cidadania.

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Biografia do Autor

Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen, Instituto Federal de Rondônia

Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - IFRO. Pós-graduada em Coordenação Pedagógica/UNIR e Metodologia de Ensino Superior/FIAR. Graduada em Pedagogia pela FIAR com ênfase em Orientação escolar. Atualmente é Professora de Educação Especial na Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia e Técnica Pedagógica responsável pela coordenação do Curso Modular da Educação de Jovens e Adultos no Estado de Rondônia. Com experiência na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) nas modalidades de Educação Especial e EJA. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Históricos e Literários, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (sob Coordenação de Xênia de Castro Barbosa).

Xênia de Castro Barbosa, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia

Xênia de Castro Barbosa - Doutora em Geografia/UFPR; Docente do ProfEPT e do IFRO – Campus Porto Velho Calama. Orientadora do Projeto de Pesquisa. Porto Velho, Rondônia, Brasil. E-mail: xenia.castro@ifro.edu.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-8082-6974

Josélia Fontenele Batista, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia

Josélia Fontenele Batista - Doutora em Geografia/UFPR; Docente da disciplina Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica no ProfEPT e do IFRO – Campus Porto Velho Calama. Porto Velho, Rondônia, Brasil. E-mail:  joselia.fontenele@ifro.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3374-0112

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

FRACALOSSI KOKKONEN, Roselaine Luzitana; DE CASTRO BARBOSA, Xênia; FONTENELE BATISTA, Josélia. Inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) na educação profissional e tecnológica: desafios e possibilidades. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 29–41, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.2941. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6103. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO