A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO QUILOMBOLA (2010 A 2023)

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12328

Palavras-chave:

Educação Física; Educação Escolar Quilombola; Educação Antirracista.

Resumo

A presente pesquisa reflete acerca da Educação Escolar Quilombola atravessando um recorte para o componente curricular de Educação Física Escolar. Considerando a importância da temática está pesquisa busca analisar as teses e dissertações disponíveis no CTD (Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES) com a seguinte problemática: o que é desenvolvido nos Programas de Pós-Graduação sobre Educação Escolar Quilombola no ensino de Educação Física? A pesquisa referida tem como objetivo mapear e analisar a bibliografia produzida de 2010 a 2023. O estudo caracteriza-se como qualitativo. No que tange os procedimentos metodológicos adotamos a revisão sistemática da literatura, pautando-se no recorte temporal de 2010 a 2023, com a justificativa de analisarmos como o currículo da Educação Física dialoga com a Educação Escolar Quilombola desde a criação da Lei 10.639/03 em suas singularidades. Utilizamos todos os trabalhos disponibilizados pela plataforma com as seguintes combinações de unitermos utilizada na busca: (“Educação Física” AND “Quilombola”). Após seleção, exclusão da repetição existente e das produções não encontradas, a pesquisa foi composta por 06 Dissertações e 04 Teses. Os resultados mostram que no campo da Educação Física a temática é um pouco tímida e voltada principalmente a questões subjetivas como a religião. Mapeamento de estudos como este permite compreender e refletir como estão sendo desenvolvidas no país as temáticas corporais, identitária, antirracista e culturais nessa modalidade ampla, porém pouco explorada no campo da Educação Física.

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Biografia do Autor

  • Ivalda kimberlly Santos Portela, Universidade Federal da Bahia - UFBA

    Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus X - DEDC-X. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA, na linha de pesquisa: Educação, Cultura Corporal e Lazer. Atuou como bolsista de Iniciação Científica do Programa de Ações Afirmativa (PROAF-UNEB). Desempenhou o papel de monitora do Projeto Diagnóstico das Escolas do Campo do Estado da Bahia. Participou do Programa Partiu Estágio do governo da Bahia, cooperando no setor de RH e no Núcleo de Pesquisa e Extensão do DEDC - X. Atualmente, bolsista Capes, membra ativa do Grupo de Pesquisa CORPO - Cotidiano, Resgate, Pesquisa e Orientação, vinculado à Faculdade de Educação, na Universidade Federal da Bahia. Realiza pesquisas referentes à Educação para Relações Étnico-raciais (ERER); Educação Escolar quilombola; Povos Tradicionais; Capoeira.

  • Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal da Bahia - UFBA

    Professor adjunto do departamento de Educação Física, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona e orienta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA na linha de pesquisa "Lazer, Cultura Corporal e Educação"

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Publicado

11/07/2024

Como Citar

Santos Portela, I. kimberlly, & de Lacerda Abrahão, B. O. . (2024). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO QUILOMBOLA (2010 A 2023): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 143-152. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12328