A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO QUILOMBOLA (2010 A 2023)
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12328Palavras-chave:
Educação Física; Educação Escolar Quilombola; Educação Antirracista.Resumo
A presente pesquisa reflete acerca da Educação Escolar Quilombola atravessando um recorte para o componente curricular de Educação Física Escolar. Considerando a importância da temática está pesquisa busca analisar as teses e dissertações disponíveis no CTD (Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES) com a seguinte problemática: o que é desenvolvido nos Programas de Pós-Graduação sobre Educação Escolar Quilombola no ensino de Educação Física? A pesquisa referida tem como objetivo mapear e analisar a bibliografia produzida de 2010 a 2023. O estudo caracteriza-se como qualitativo. No que tange os procedimentos metodológicos adotamos a revisão sistemática da literatura, pautando-se no recorte temporal de 2010 a 2023, com a justificativa de analisarmos como o currículo da Educação Física dialoga com a Educação Escolar Quilombola desde a criação da Lei 10.639/03 em suas singularidades. Utilizamos todos os trabalhos disponibilizados pela plataforma com as seguintes combinações de unitermos utilizada na busca: (“Educação Física” AND “Quilombola”). Após seleção, exclusão da repetição existente e das produções não encontradas, a pesquisa foi composta por 06 Dissertações e 04 Teses. Os resultados mostram que no campo da Educação Física a temática é um pouco tímida e voltada principalmente a questões subjetivas como a religião. Mapeamento de estudos como este permite compreender e refletir como estão sendo desenvolvidas no país as temáticas corporais, identitária, antirracista e culturais nessa modalidade ampla, porém pouco explorada no campo da Educação Física.
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