Reflexões do projeto ASIE na Educação Escolar Indigena Apiaká: conexões em pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13232Palabras clave:
Educação Escolar Indígena, Formação Inicial, Formação Continuada, ASIEResumen
Este artigo traz um recorte e reflexão do trabalho de pesquisa de mestrado do programa de pós-graduação stricto sensu, em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. O objetivo é apresentar uma reflexão das interligações existentes em processo de formação e contribuições do projeto Ação Saberes Indígenas na Escola-ASIE. O artigo aborda um pouco da história do povo Apiaká, que sofreu, historicamente, massacres e um contato que levou à desarticulação e desoorganização. Com isso, foi preciso muito esforço para nos organizarmos novamente, sendo uma das ações a valorização da pedagogia Apiaká, na aldeia Mayrob, município de Juara-MT. O projeto ASIE é parte de uma formação que trouxe contruições para o processo de alfabetização, na educação escolar indigena específica, intercultural e diferenciada e no desenvolvimento da pesquisa de mestrado.
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Referencias
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