Reflexões do projeto ASIE na Educação Escolar Indigena Apiaká: conexões em pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13232

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Formação Inicial, Formação Continuada, ASIE

Resumo

Este artigo traz um recorte e reflexão do trabalho de pesquisa de mestrado do programa de pós-graduação stricto sensu, em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. O objetivo é apresentar uma reflexão das interligações existentes em processo de formação e contribuições do projeto Ação Saberes Indígenas na Escola-ASIE. O artigo aborda um pouco da história do povo Apiaká, que sofreu, historicamente, massacres e um contato que levou à desarticulação e desoorganização. Com isso, foi  preciso muito esforço para nos organizarmos novamente, sendo uma das ações a valorização da pedagogia Apiaká,  na aldeia Mayrob, município de  Juara-MT. O projeto ASIE é parte de uma formação que trouxe contruições para o processo de alfabetização, na educação escolar indigena específica, intercultural e diferenciada e no desenvolvimento da pesquisa de mestrado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivanete Krixi, Escola Estadual Indígena de Educação Básica Leonardo Krixi Apiaká-Juara-MT

    Professora na Escola Estadual Indígena de Educação Básica Leonardo Krixi Apiaká-Juara-MT, Mestre em Ensino em Contexto Indígena Intercutural - PPGECII - Unemat

    https://orcid.org/0000-0001-9432-9947

    ivanete.krixi@hotmail.com

  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas (UNEMAT). Professora da Faculdade Indígena Intercultural (FAINDI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Ensino em Contexto Intercultural Indígena (PPGECII). https://orcid.org/0000-0001-5949-7590

    waldineiaferreira@unemat.br

Referências

FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara, ZOIA, Alceu, & GRANDO, Beleni Salete. (2020). Aprendizagens dos saberes indígenas na escola: Desafios para a formação de professores/as indígenas. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(165). https://doi.org/10.14507/epaa.28.4790

FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara, ZOIA, Alceu e ALMEIDA, Elizabeth Rezende. Produção de materiais pedagógicos (didáticos0 em escolas indígenas: uma parceria entre universidades e aldeias. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 1–277, 2022. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6404 Acesso em: 03 dez. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

KRIXI, Ivanete. Pedagogia Apiaká na Aldeia Mayrob de Juara–MT: Contribuições no Processo de Alfabetização. (Dissertação/Mestrado) – Curso de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Mestrado Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, Faculdade Intercultural Indígena, Câmpus de Barra do Bugres, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2024.

LUCIANO, R. R. de F., LUCIANO, G. J. dos S., & Simas, H. C. P. (2019). Experiências e desafios de alfabetização bilíngue e intercultural à luz da ação saberes indígenas na escola. In B. S. Grando, E. M. Dunck-Cintra & A. Zoia (Orgs.), Saberes indígenas na escola e a política de formação de professores indígenas no Brasil (Vol. 9; pp. 25-45). EdUFMT.

MELIÀ, Bartomeu. A educação indígena na escola. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 49, Dezembro, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/LP3BV6QHbqSgTdPYXT9YZFG/?format=pdf&lang=pt Acesso: 17 de dez. 2024.

OLIVEIRA, Leandro Escobar de, NASCIMENTO, Ronélia do, FERREIRA, Waldinéia Antunes Alcântara. Construindo saberes por meio do projeto interculturalizando talentos. Cadernos de Pesquisas Educacionais, Vol.4, 2015. Disponível: https://periodicos.unemat.br

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Krixi, I., & Ferreira, W. A. de A. . (2024). Reflexões do projeto ASIE na Educação Escolar Indigena Apiaká: conexões em pesquisa. Revista Taka’a, 2(1), e2024010. https://doi.org/10.30681/rtakaa.v2i1.13232