A grande reportagem no tratamento de temas socialmente urgentes: uma análise da reportagem Ceasa: trabalho infantojuvenil sob os olhos da sociedade

Autores

  • Géshica Rodrigues Bernardo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Iago Porfírio Porfírio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2210

Palavras-chave:

Grande reportagem, Jornalismo Literário, Narrativas, Direitos Humanos, Trabalho infantil.

Resumo

O estudo apresenta uma debate acerca da grande reportagem (narrativas complexas) no tratamento de temas socialmente urgentes, que contextualiza o que foi notícia e permite, assim, a interpretação por meio de imersão narrativa que conduza ao conhecimento aprofundado. Este trabalho faz uma análise empírica na grande reportagem Ceasa: trabalho infantojuvenil sob os olhos da sociedade, publicada no jornal O Estado de Mato Grosso do Sul, que discute o trabalho infantojuvenil na agricultura familiar e comércio, trazendo narrativas do cotidiano de crianças trabalhadoras que têm seus direitos violados.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géshica Rodrigues Bernardo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2016); Especialista em comunicação: linguagens, construção textual e literatura, pela instituições: Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim e Libera Limes Instituto de Qualificação Profissional (2010). E também graduada em Licenciatura plena em Letras/Inglês pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2008). 

Iago Porfírio Porfírio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Iago Porfírio é formando em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: março/2015.

BARBOSA, Izildinha Bueno. Entrevista concedida a Iago Porfírio. [Entrevista presencial]. Campo Grande, MS, março/2017.

COIMBRA, Oswaldo. O texto na reportagem impressa: um curso sobre sua estrutura. São Paulo: Editora Ática, 1993. [Reportagem descritiva, bloco e fragmento].

CUSTÓDIO, André Viana. A exploração do trabalho infantil doméstico no Brasil contemporâneo: limites e perspectivas para a sua erradicação. Tese (Doutorado). Florianópolis: UFSC, 2006.

LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas Ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura [Ed. rev. e ampl.]. Barueri, SP: Manole, 2009.

MOTTI, Antônio José Ângelo. Entrevista concedida a Iago Porfírio e Géshica Rodrigues. [Entrevista presencial]. Campo Grande, MS, Abril/2015.

OIT. Convenção nº 182. Sobre as piores formas de trabalho infantil. OIT, Genebra, 1999. Disponível em: http://www.mte.gov.br/legislacao/convencoes/cv_182.pdf. Acesso em: março/2015.

OIT. Convenção 138. Sobre idade mínima de admissão ao emprego. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4134.htm. Acesso em: março/2015.

ONU. Declaração Universal dos Direitos da Criança. 1959. Disponível em:

http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Crian%C3%A7a/declaracao-dos-direitos-dacrianca.html. Acesso em: março/2015.

PORFÍRIO, Iago. Híbrido e autônomo: a força narrativa do jornalismo literário em Rota 66: a história da polícia que mata, de Caco Barcellos. Trabalho apresentado no XXXVIII Congresso de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, 2015. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-1219-1.pdf.

PORFÍRIO, Iago, RODRIGUES, Géshica. Ceasa: trabalho infantojuvenil sob os olhos da sociedade. Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 12. Abril. 2017. Disponível em:

http://www.oestadoonline.com.br.

PORFÍRIO, Iago, RODRIGUES, Géshica. Trabalho que empobrece. Trabalho submetido ao XXIII Prêmio Expocom 2016, na Categoria Jornalismo, modalidade JO08 Reportagem em Jornalismo impresso. Goiânia, GO.

SODRÉ, Muniz. FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem: Notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.

VERONESE, Josiane Rose Petry; CUSTÓDIO, André Viana. Trabalho infantil doméstico no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2013.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Bernardo, G. R., & Porfírio, I. P. (2017). A grande reportagem no tratamento de temas socialmente urgentes: uma análise da reportagem Ceasa: trabalho infantojuvenil sob os olhos da sociedade. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 4(1), 70–79. https://doi.org/10.30681/rccs.v1i1.2210