TEATRO, DRAMATURGIA E SOCIEDADE NA RIBALTA BRASILEIRA: A CONFIGURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM A PARTILHA, DE MIGUEL FALABELLA/DRAMA, DRAMATURGY AND SOCIETY IN THE BRAZILIAN LIMELIGHT: THE SPACE-TIME CONFIGURATION IN A PARTILHA BY MIGUEL FALABELLA

Autores

  • Wagner Corsino Enedino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jéssica Nágilla Hagemeyer Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Vanessa Hagemeyer Burgo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Palavras-chave:

Teatro Brasileiro Contemporâneo. Tempo. Espaço. Personagens. Miguel Falabella.

Resumo

Ancorando-se nos estudos de Anne Ubersfeld (2005), Anatol Rosenfeld (2002), Friedrich Schiller (1991), Jean-Pierre Ryngaert (1996; 1998), Renata Pallottini (1989) e Patrice Pavis (1999) acerca do modo de estruturação do texto teatral; nos postulados de Gaston Bachelard (1996) concernentes à poética do espaço, bem como apoiado pelas contribuições de Antonio Candido (2000) quanto aos aspectos sociológicos que circunscrevem um texto literário, este artigo apresenta, como objetivo central, analisar a configuração espaço-temporal (no nível diegético) da produção dramatúrgica A Partilha, de Miguel Falabella.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wagner Corsino Enedino , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorado em Letras pela UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de São José do Rio Preto e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

  • Jéssica Nágilla Hagemeyer , Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

  • Vanessa Hagemeyer Burgo , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Professora Associada do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.

FALABELLA, Miguel. A Partilha. São João del-Rei: UFSJ, 2011.

ISSACHAROFF, Michael. O espetáculo do discurso. Trad. Lídia Fachin. Paris: Corti, 1985.

MAGALDI, Sábato. O texto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa. 9 ed. São Paulo: Cultrix,1997.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. 3. ed. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2002, p. 81-101.

ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO, Antonio. et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2002, p. 9- 49.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes,1996.

SCHILLER, Friedrich. Teoria da tragédia. Introd. e notas de Anatol Rosenfeld. São Paulo: EPU, 1991.

UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. Trad. José Simões. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

TEATRO, DRAMATURGIA E SOCIEDADE NA RIBALTA BRASILEIRA: A CONFIGURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL EM A PARTILHA, DE MIGUEL FALABELLA/DRAMA, DRAMATURGY AND SOCIETY IN THE BRAZILIAN LIMELIGHT: THE SPACE-TIME CONFIGURATION IN A PARTILHA BY MIGUEL FALABELLA. (2023). Revista ECOS, 34(1), 89-106. https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/11546

Artigos Semelhantes

21-30 de 155

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.