PROPOSIÇÃO DE LEITURA DO CONTO “A ILHA DAS CIGARRAS” DE TEREZA ALBUES A PARTIR DE UM INVENTÁRIO LEXICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i12.10777

Palavras-chave:

Proposta de leitura, Literatura e vida social, Letramento literário, Tereza Albues

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta e resultados de leitura do conto “A ilha das Cigarras”, de Tereza Albues, partindo de um inventário de palavras desconhecidas dos leitores. Essa proposta, desenvolvida em uma escola pública de um município do interior de Mato Grosso, segue a premissa da BNCC acerca de estratégias de leitura para auxiliar o estudante na aquisição dessa prática, e é antecipada por algumas reflexões sobre a arte literária como reunião de vários saberes, os quais podem ajudar a formar um leitor crítico e não indiferente diante dos obstáculos da vida. Inspiramo-nos em Cosson (2016) para organizar as ações de modo sequencial e planejado, partindo de uma atividade a que denominados “inventário lexical”, que consistiu na atribuição de sentidos a um conjunto de vocábulos que poderiam obstruir a leitura, devido ao não reconhecimento dos significados. Esta proposição didática, que nasceu na disciplina Leitura do texto literário, do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, na unidade regionalizada de Sinop-MT, além de relatar o planejamento e execução de uma proposta de leitura, objetiva refletir sobre a importância da leitura do texto literário na formação humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta Helena Cocco, UNEMAT

    Professora de Literaturas da Língua Portuguesa na Graduação e Pós-graduação da Unemat. Membro do grupo de Pesquisa LER (Unemat/CNPq).

  • Marília Spingolon, Secretaria de Educação - Colíder/MT

    Professora da Educação Básica no município de Colíder-MT.

Referências

ALBUES, Tereza. Buquê de línguas. Cuiabá, MT: Carlini & Caniato, 2008.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1979.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CÂNDIDO, Antonio. Vários escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o azul, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática – São Paulo: Contexto, 2016.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.

JOUVE, V. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.

OSAKABE, Haquira. Poesia e Indiferença. In: PAIVA, Aparecida et al. Leitura Literária: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autentica, 2008.

SARTRE, Jean Paul. Que é a literatura? tradução de Carlos Henrique Moisés. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2023-01-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROPOSIÇÃO DE LEITURA DO CONTO “A ILHA DAS CIGARRAS” DE TEREZA ALBUES A PARTIR DE UM INVENTÁRIO LEXICAL. (2023). Revista Moinhos, 1(12), 6-25. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i12.10777

Artigos Semelhantes

51-60 de 196

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.