A interpretação das coisas do mundo: a compreensão da ciência a partir da arte
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.7588Palavras-chave:
paradigmas de conhecimentos, sociologia do conhecimento científico, comunidade de pesquisaResumo
O artigo é uma reflexão sobre a possibilidade da compreensão da ciência a partir de uma obra de arte, mais especificamente o filme: Ponto de Mutação. Coloca em evidência a diversidade de formas de interpretação das coisas do mundo como a economia, a política, a ciência e a tecnologia. Com base na sociologia do conhecimento e da ciência demonstra-se a variabilidade de concepções sobre o processo de construção do conhecimento científico na organização da comunidade de pesquisa e de atores sociais como gestores públicos, movimentos sociais e empresas. As demonstrações e os argumentos perpassam pelos interesses, atitudes e paradigmas de conhecimentos científicos e tecnológicos, desde a superação da concepção das ciências neutras à compreensão das ciências como construções sociais imbricadas de valores pessoais e sociais.
Downloads
Referências
BLOOR, David. Conocimiento e imaginario social. Trad. Emmánuel Lizcano y Rubén Blanco. Barcelona, Espanha: Gedisa Editorial, 2003.
CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.
HESSEN, Boris. Las raíces socioecómicas de la mecánica de Newton. La Habana, Cuba: Editorial Academia, 1985.
KUHN, Thomas. A revolução das estruturas científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.
LATOUR, Bruno e WOOLGAR Steve. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Trad. Ângela Ramalho Vianna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
MERTON, K. Robert. A Ciência e a Estrutura Social da Democracia. In MERTON, Robert K. Sociologia, teoria e estrutura. Trad. Miguel Maillet. São Paulo, Editora Mestre Jou, 1970.
VELHO, Léia. Indicadores Científicos: aspectos teóricos y metodológicos. In Eduardo Martinez (org.). Interrelaciones entre la ciencia, la tecnologia e el desarollo. Caracas, Venezuela: Nueva Sociedad, 1994, pp. 307-348.
VESSURI, Hebe. Perspectivas recientes em el estudio social de la ciencia. interciencia, Vol. 16, ano 2, 1992, pp.60 – 68.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laudemir Luiz Zart

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".