A interpretação das coisas do mundo: a compreensão da ciência a partir da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.7588

Palavras-chave:

paradigmas de conhecimentos, sociologia do conhecimento científico, comunidade de pesquisa

Resumo

O artigo é uma reflexão sobre a possibilidade da compreensão da ciência a partir de uma obra de arte, mais especificamente o filme: Ponto de Mutação. Coloca em evidência a diversidade de formas de interpretação das coisas do mundo como a economia, a política, a ciência e a tecnologia. Com base na sociologia do conhecimento e da ciência demonstra-se a variabilidade de concepções sobre o processo de construção do conhecimento científico na organização da comunidade de pesquisa e de atores sociais como gestores públicos, movimentos sociais e empresas. As demonstrações e os argumentos perpassam pelos interesses, atitudes e paradigmas de conhecimentos científicos e tecnológicos, desde a superação da concepção das ciências neutras à compreensão das ciências como construções sociais imbricadas de valores pessoais e sociais.

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Biografia do Autor

  • Laudemir Luiz Zart, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Filho de pai e mãe camponeses. Estudei no seminário. Entrei na Unemat no concurso de 1990. Sou Professor Adjunto X da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado - Campus Universitário Jane Vanini de Cáceres e integro o Núcleo UNITRABALHO da UNEMAT e a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (INCUBEESS). Participo como pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Docência (GFORDOC). Sou professor do Mestrado de Educação na linha de pesquisa: Educação e Diversidade.

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

ZART, Laudemir Luiz. A interpretação das coisas do mundo: a compreensão da ciência a partir da arte. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 75–88, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.7588. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/10928. Acesso em: 2 abr. 2025.