O bioma cerrado e suas conjunturas presentes no livro didático e no documento curricular ampliado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392305Palavras-chave:
Cerrado, BiodiversidadeResumo
Diante da importância do estudo sobre a conservação dos biomas, é evidente a necessidade de uma abordagem aprofundada sobre o bioma Cerrado na Educação Básica. Por essa questão, foi realizada uma pesquisa objetivando analisar o que há sobre o bioma Cerrado no Documento Curricular para Goiás Ampliado – DC-GO e na coleção de livros didáticos (LDs) do Ensino Fundamental, adotada por escolas da rede estadual do município de X[1] - Goiás. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, trata de dados que destacam textos e imagens, direta e indiretamente, relacionadas ao tema específico. A análise evidencia que os LDs precisam melhorar, utilizando conteúdos que promovam um aprofundamento conceitual quando relacionados aos referenciais científicos. Por sua vez, verificou-se que o DC-GO pouco contempla o bioma em que o estado de Goiás se faz presente.
[1] Para fins de manter a identidade dos autores no anonimato, elementos que permitam essa identificação foram substituídos pela letra X.
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