O bioma cerrado e suas conjunturas presentes no livro didático e no documento curricular ampliado de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392305

Palavras-chave:

Cerrado, Biodiversidade

Resumo

Diante da importância do estudo sobre a conservação dos biomas, é evidente a necessidade de uma abordagem aprofundada sobre o bioma Cerrado na Educação Básica. Por essa questão, foi realizada uma pesquisa objetivando analisar o que há sobre o bioma Cerrado no Documento Curricular para Goiás Ampliado – DC-GO e na coleção de livros didáticos (LDs) do Ensino Fundamental, adotada por escolas da rede estadual do município de X[1] - Goiás. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, trata de dados que destacam textos e imagens, direta e indiretamente, relacionadas ao tema específico. A análise evidencia que os LDs precisam melhorar, utilizando conteúdos que promovam um aprofundamento conceitual quando relacionados aos referenciais científicos. Por sua vez, verificou-se que o DC-GO pouco contempla o bioma em que o estado de Goiás se faz presente.

 

[1] Para fins de manter a identidade dos autores no anonimato, elementos que permitam essa identificação foram substituídos pela letra X.

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Biografia do Autor

  • Maíza Grazielle Alves do Rosário, Universidade Federal de Jataí

    Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Jataí (UFJ)
    Jataí – GO, Brasil.
    maiza.grazielle.ar@gmail.com
    https://orcid.org/0009-0009-8298-7788

  • Fernando Aparecido MORAES, Universidade Federal de Jataí

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática
    Professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Jataí (UFJ)
    Jataí – GO, Brasil.
    fernandoaparecido@ufj.edu.br
    https://orcid.org/0000-0002-8714-6533

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

O bioma cerrado e suas conjunturas presentes no livro didático e no documento curricular ampliado de Goiás . Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392305, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392305. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11331.. Acesso em: 16 jul. 2024.