Discursos multiculturais na educação: uma análise das leis do sistema nacional de educação em Moçambique

Autores

Palavras-chave:

legislações educacionais, discursos multiculturais, Moçambique

Resumo

O artigo discute a maneira como as políticas educacionais em Moçambique lidam com a diversidade cultural dentro do contexto escolar. A análise se concentra nas leis (Lei nº 4/83, de 23 de Março; Lei nº 6/92, de 23 de março de 1992 e Lei 18/2018, de 28 de dezembro) que governam o sistema educacional moçambicano desde o seu surgimento, examinando como esses documentos promovem ou desafiam a inclusão e o respeito à diversidade cultural.  Metodologicamente, a pesquisa foi de natureza qualitativa com teor descritivo, na qual usou-se a análise documental como técnica de análise de dados. Com o estudo ficou evidente que as leis educacionais de Moçambique refletem uma evolução no reconhecimento da diversidade cultural e linguística, mas sua implementação enfrenta obstáculos práticos. De tal forma que, apesar dos avanços legislativos, a efetiva valorização da multiculturalidade nas escolas moçambicanas exige um compromisso contínuo com a transformação das práticas educacionais, adotando uma pedagogia que reconheça e incorpore criticamente as diversidades culturais e linguísticas do país.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anfibio Zacarias Huo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutorando e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP-Brasil); ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2490-4894 Email: anfibiohuo3@gmail.com

  • João Clemente De Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Pós-doutorado em Sociologia Clínica e Professor no programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP-Brasil). Email: clemente@uol.com.br. https://orcid.org/0000-0003-3348-8316

Referências

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 2. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

BASÍLIO, Guilherme. Multiculturalismo e interculturalidade na educação moçambicana. In: DUARTE, S. M.; MACIEL, C. A. (Orgs.). Temas transversais em Moçambique: Educação, Paz e Cidadania. Editora Educar – UP, 2015. https://didacticando.blogspot.com/2017/03/multiculturalismo-e-educacao-em.html

DIAS, Hildizina. Diversidade Cultural e Educação em Moçambique. V!RUS, São Carlos, n. 4, dez. 2010. http://www.nomads.usp.br/virus/virus04/secs/submitted/virus_04_submitted_4_pt.pdf

GADOTTI, Moacir. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 4/83, de 23 de março, que aprova o Sistema Nacional de Educação e define os princípios fundamentais na sua aplicação. https://archive.gazettes.africa/archive/mz/1983/mz-government-gazette-series-i-supplement-no-3-dated-1983-03-23-no-12.pdf

MOÇAMBIQUE. Lei nº 6/92, de 6 de maio, sobre o Sistema Nacional de Educação. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3178/5/ulfp037703_tm_anexo9_Sistema%20Nac_%20Educação_Moçambique.pdf

MOÇAMBIQUE. Lei nº 18/2018, de 28 de dezembro, sobre o Sistema Nacional de Educação. https://mept.org.mz/wp-content/uploads/2020/02/Lei-nº-18-2018-28-Dezembro_-SNE.pdf

MOREIRA, Antonio.; CANDAU, Vera. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4949312/mod_resource/content/5/CANDAU%2C%20V.M.%20%282013%29.%20Muticulturalismo%20e%20educação.pdf

MOREIRA, Antonio Flvio; SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Currculo, Cultura e Sociedade. 10 edio. So Paulo: Cortez. 2008.

MUGIME, S. M.; LEITE, C. A atenção às multiculturalidades nas políticas educacionais em Moçambique. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 3, n. 5, 2015. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/79831/2/103634.pdf

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

2024-07-16

Como Citar

Discursos multiculturais na educação: uma análise das leis do sistema nacional de educação em Moçambique. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402407, 2024. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12645.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 60

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.