A representação positiva do cabelo crespo nas obras infantis O Cabelo de Lelê de Valéria Belém e Com Qual Penteado Eu Vou? De Kiusam de Oliveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13218

Palavras-chave:

Literatura Antirracista, Cabelo Crespo, Representação Positiva, Crianças Pretas

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das obras O cabelo de Lelê de Valéria Belém e Com qual penteado eu vou? de Kiusam de Oliveira, a partir da perspectiva da representatividade e representações positivas para/do cabelo crespo de crianças pretas em contextos da vida cotidiana. Valendo-se da abordagem qualitativa, este estudo propõe uma análise comparativa de obras infantis antirracistas (Carvalhal, 2006). A partir das análises, caracterizamos as duas obras como literaturas antirracistas, pois propõem uma visão positiva sobre o cabelo crespo, desconstruindo padrões racistas ao narrar experiências vivenciadas por crianças pretas. Ao ler ou ouvir as obras, as crianças pretas irão aprender que suas características fenotípicas são heranças ancestrais africanas, conduzindo-as para uma valorização da sua pertença étnica.

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Biografia do Autor

  • Flávio Penteado de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Doutorando em Linguística, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGL/UNEMAT), campus universitário de Cáceres-MT, na linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGLetras/UNEMAT), campus universitário de Sinop-MT. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAS/UFMS), campus universitário de Campo Grande-MS. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UNEMAT). Atualamente é docente do ensino superior na UNEMAT/campus de Sinop-MT. É Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do Grupo de Estudos sobre Pesquisa Narrativa no Ensino-aprendizagem de Línguas (GEPENEL) da UNEMAT (PPGL/PPGLetras). É membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Encrespar da UNEMAT, campus de Sinop. Possui proficiência em Língua Brasileira de Sinais emitida pela Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC) e o Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda (CAS/MT). Tem experiência nas Áreas de Antropologia, Educação, Geografia e Letras, com ênfase em: Antropologia da Deficiência, Educação Especial e Inclusiva, Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais para Crianças, Língua Brasileira de Sinais, Narrativas Visuais e Sinalizadas e Relações Étnico-raciais.

  • Cassiani Lemos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), possui especialização em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira (FASIPE) e especialização em Gestão Escolar (UFMT). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MONTEIRO LOBATO/Sinop - MT. Mestranda na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGEM) na linha de pesquisa ciências da natureza, Sinop, Mato Grosso, Brasil. Tem experiência na área de Educação, Educação Infantil, Gestão Escolar, Formação Continuada para Educadores.

  • Joice Ribeiro da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Pedagoga formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso/Cáceres (PPGdu/UNEMAT), na linha de Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas.. Professora Concursada na Rede Municipal de Sinop - Mato Grosso, atuando na Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato. É membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros Encrespar da UNEMAT campus de Sinop. Integrante dos Grupos de Estudos: GTIEL - Grupo de Estudos sobre Tradução, Interpretação e Ensino de LIBRAS, Tecendo Infâncias. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental, Diversidade, e Ensino (GEPEEADEn) - UECE/Canindé. Áreas de interesse: Raça, Gênero, Feminismo Negro, Narrativas (Auto)Biográficas, Relações Étnico-Raciais dentro e fora do contexto escolar, Educação Escolar Quilombola e a Infância Quilombola.

  • Katia Gisele de Oliveira Lângaro, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2014). Atualmente é professora do Ensino Fundamental I no Município do Ipiranga do Norte-MT desde 2016. Tem experiência na área da Educação com ênfase em: Alfabetização, Psicopedagogia, Literatura Infantil e Pedagogia do Esporte.

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Publicado

2025-01-18

Como Citar

PENTEADO DE SOUZA, Flávio; LEMOS DA SILVA, Cassiani; RIBEIRO DA SILVA, Joice; GISELE DE OLIVEIRA LÂNGARO, Katia. A representação positiva do cabelo crespo nas obras infantis O Cabelo de Lelê de Valéria Belém e Com Qual Penteado Eu Vou? De Kiusam de Oliveira. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402424, 2025. DOI: 10.30681/faed.v40i.13218. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13218. Acesso em: 30 mar. 2025.