PIONEIRISMO NA EDUCAÇÃO: A FILOSOFIA NO MUNICÍPIO DE BARUERI-SP

Autores

  • Flávio Rovani de Andrade

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Filosofia para Crianças, Barueri.

Resumo

O trabalho se constitui de estudo acerca da Filosofia como disciplina oficial no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental da Rede M unicipal de Barueri, entre os anos de 1997 e 2005. Inicia buscando construir o objeto mediante breve contextualização do mesmo, em sentido amplo, passando pela história do ensino de Filosofia no Brasil e pela história do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC) no país, ressaltando suas contribuições para sua constituição. Em seguida, expõe a metodologia utilizada para a confecção do histórico do objeto, para então se opor ao histórico propriamente dito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ACCIOLY E SILVA, Doris. Repressão política, resistência e memória social: um estudo de caso. In: WHITAKER, Dulce; VELÔSO, Thelma (Orgs.). Oralidade e subjetividade: os meandros infinitos da memória. Campina Grande: EDUEP, 2005.

ALVES, Dalton. J. A Filosofia, a Legislação e o Currículo do Ensino Médio: uma questão política. In: Anais – Políticas do Ensino de Filosofia. II Encontro Internacional de Filosofia e Educação / II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia. CD-ROOM . Rio de Janeiro: UERJ, 2004.

ANDRADE, Flávio Rovani de. Não sei por que tanto por quê?: A Filosofia como disciplina no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Barueri (1997-2005). São Paulo: FEUSP, 2008. (Mestrado em Educação)

BOSI, Ecléa. Lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979. CAMARGO, Aspásia. História oral e política. In: FERREIRA, Marieta (Org.). História oral e multidisciplinaridade. Rio de Janeiro: Diadorim, 1994.

CIFFONI, Helio Galvão et al. Coletânea de estudos para o ensino fundamental – caderno de apoio pedagógico. 1º série. Curitiba: Filosofart, 2004.

__________. Coletânea de estudos para o ensino fundamental – caderno de apoio pedagógico. 2º série. Curitiba: Filosofart, 2004.

__________. Coletânea de estudos para o ensino fundamental – caderno de apoio pedagógico. 3º série. Curitiba: Filosofart, 2004.

__________. Coletânea de estudos para o ensino fundamental – caderno de apoio pedagógico. 4º série. Curitiba: Filosofart, 2004.

DEMARTINI, Zeila. História da educação da população brasileira: diferentes grupos e diferentes fontes. In: II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. São Paulo: FEUSP, 1998.

QUEIROZ, Maria I. P. Variações sobre a técnica de gravador no registro de informação viva. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991.

SIMSON, Olga (Org.). Experiências com histórias de vida. São Paulo: Vértice, 1988.

SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista Reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: __________ (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano Editora, 2002.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

WHITAKER, Dulce; VELÔSO, Thelma (Orgs.). Oralidade e subjetividade: os meandros infinitos da memória. Campina Grande: EDUEP, 2005.

LIPMAN, M . A Filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.

__________. O pensar na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

ANDRADE, Flávio Rovani de. PIONEIRISMO NA EDUCAÇÃO: A FILOSOFIA NO MUNICÍPIO DE BARUERI-SP. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 119–144, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3622. Acesso em: 6 mar. 2025.