O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Elizeth Gonzaga dos Santos Lima
  • Ivanete Bellucci P. Almeida
  • Christiane Bellório Gennari Stevão
  • Antonio Carlos Miranda

Palavras-chave:

avaliação, qualitativo/quantitativo, pesquisa educacional

Resumo

Este texto discute questões sobre a utilização das abordagens quantitativa e qualitativa no processo de avaliação. Leva em conta a problemática da pesquisa educacional qualitativa/quantitativa, as diferentes formas de investigação e os subsídios das diversas áreas do conhecimento que auxiliam as estruturas da avaliação. As análises teóricas estão sustentadas nos autores Bogdam, Santos, Gamboa Dias Sobrinho, Ristoff e outros. O estudo mostra que as abordagens quantitativas e qualitativas, enquanto técnica, não são dicotômicas, e sim complementares. O método de avaliação precisa buscar os pontos fortes e fracos, mas para além de produzir dados materiais, precisa possibilitar discussão e tomadas de decisão.

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Publicado

07/05/2019

Como Citar

Lima, E. G. dos S., Almeida, I. B. P., Stevão, C. B. G., & Miranda, A. C. (2019). O EMBATE QUALITATIVO/QUANTITATIVO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO. Revista Da Faculdade De Educação, 11(1), 81–96. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3629

Edição

Seção

ARTIGO