UNIVERSIDADE E DEMOCRACIA: REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE INDICAÇÃO DE REITORES NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.5169Palavras-chave:
Ensino Superior, gestão universitária, democracia, neoliberalismo.Resumo
A nomeação de reitores em parte das universidades federais brasileiras, no ano de 2019, não seguiu a indicação das comunidades acadêmicas, com a formalização, pelo governo federal, de sujeitos distintos daqueles apontados pelos processos de escolha particulares. Este artigo visa construir uma reflexão sobre as implicações desse movimento para a democracia e, para isso, parte do materialismo histórico-dialético como referencial teórico-metodológico e realiza uma análise documental. Com tal construção, compreende-se que a questão analisada está em relação com a conjuntura macroestrutural atual, em que preceitos neoliberais - intensificados pelo neoconservadorismo - buscam o esvaziamento democrático das instituições públicas como forma de articulá-las aos preceitos capitalistas e a valores morais.
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Referências
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