QUANDO OS ESTUDANTES VÃO À ESCOLA DA EJA: DIFICULDADES ENCONTRADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.153174

Palavras-chave:

Escola da EJA, Estudantes, Dificuldades

Resumo

: Este estudo originou-se a partir de uma pesquisa realizada para analisar os principais problemas que o público da Educação de Jovens e Adultos - EJA encontram e impactam na sua permanência nos espaços educacionais quando decidem ingressar nesta modalidade de ensino. Trazemos como problema: quais são os problemas encontrados pelos estudantes da EJA quando se dirigem a escola? O objetivo principal desta investigação foi analisar os principais problemas que surgem quando os estudantes da EJA buscam a escola. Por meio de uma abordagem qualitativa e de uma análise autobiográfica procuramos entender a trajetória dos estudantes do curso de Segurança do Trabalho do PROEJA que acontece no Instituto Federal de Educação (IFBA), Campus Santo Amaro. Os resultados apresentados foram os seguintes: observamos os professores sem a formação necessária para trabalhar com a EJA; os estudantes relatam que a EJA ofertada na instituição de ensino técnico federal é diferente da oferta que receberam no ensino municipal ou estadual; o sentido social da modalidade não é tratado em sala de aula.

 

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Santos Vasconcelos, UNEB. Salvador – Bahia

    Mestranda do programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos – MPEJA da Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Salvador – Bahia – Brasil 

  • Antônio Amorim, UNEB. Salvador – Bahia

    Doutorado pela Universidade de Barcelona da Espanha (UB). Professor Titular Pleno do Departamento de Educação do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Salvador – Bahia – Brasil 

  • Maria da Conceição Alves Ferreira

    Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Professora adjunta da UNEB, atuando no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA. Salvador – Bahia – Brasil 

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Publicado

2021-08-28

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

VASCONCELOS, Ana Paula Santos; AMORIM, Antônio; FERREIRA, Maria da Conceição Alves. QUANDO OS ESTUDANTES VÃO À ESCOLA DA EJA: DIFICULDADES ENCONTRADAS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 153–174, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2021.35.153174. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5763. Acesso em: 23 fev. 2025.