A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.213230Palavras-chave:
coordenador pedagógico, formação continuada, escola, professoresResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação – UFFS/Campus Erechim, defendida em agosto de 2018, e tem como objetivo “Compreender a relevância do trabalho do coordenador pedagógico em articulação com as ações vinculadas à formação continuada de professores no espaço da escola de educação básica”. O estudo buscou refletir sobre fragilidades e possibilidades que emergem da formação inicial de docentes e, por isso, demandam processos de formação continuada. A busca por qualificar a atuação docente é uma maneira efetiva para melhorar a qualidade do ensino na educação básica. Ao atentar para a relação entre teoria e prática no cotidiano escolar, o estudo apontou a importância de estreitar a relação entre coordenador e coordenados, como uma forma de obter êxitos na formação continuada, bem como nos processos pedagógicos realizados na escola.
Downloads
Referências
BENACHIO, M. das N. PLACCO, V. M. N. de S. Desafios para a prática da formação continuada em serviço. In. PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Loyola, 2012. p. 57-70.
BENINCÁ, E. Educação: práxis e resssignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-2015, maio/ago. 2009.
GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Congresso de Educação Básica: Qualidade na Aprendizagem, Florianópolis, 2013.
GADOTTI,M. Boniteza de um sonho, ensinar e aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Ed. e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 14. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessário para a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NÓVOA, A. Professores, Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
SARTORI, J. Formação do professor em serviço: da (re)construção teórica e ressignificação da prática. Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2013.
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, jan./jun. 2011, p. 07-19.1, jan./jun. 2011, p. 07-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jerônimo Sartori, Marcia Fabris

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".