Fontes históricas e novas tecnologias no ensino de história da educação sobre o Brasil Império

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.4557

Palavras-chave:

Brasil Império, ensino, fontes, história da educação, novas tecnologias

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades do uso de fontes históricas aliadas a algumas novas tecnologias no ensino da disciplina história da educação em cursos de licenciatura, focando-se, em particular, na discussão de um conteúdo/período específico do passado educacional brasileiro: a história da escola e da escolarização na era imperial (1822-1889). A argumentação divide-se em quatro momentos. Tendo sempre em mente o ensino de história da educação sobre o Brasil Império, inicialmente, são discutidas as possibilidades do uso da imprensa periódica oitocentista e das redes sociais; em seguida, a utilização da legislação educacional imperial acompanhada de formulários colaborativos online; posteriormente o emprego de manuais escolares oitocentistas disponíveis na rede mundial de computadores. Ao final, na quarta parte, são tecidas algumas considerações, a modo de conclusão.

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Biografia do Autor

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

    Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, modalidade
    profissional, da Universidade de Brasília
    Brasília – Distrito Federal – Brasil

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

Fontes históricas e novas tecnologias no ensino de história da educação sobre o Brasil Império. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 45–57, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.4557. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6554.. Acesso em: 13 nov. 2024.

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