CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
Keywords:
historicidade do contexto educativo, práticas criativas, adversidade criadoraAbstract
Este artigo objetivou compreender a historicidade da Escola Daniel Batista como propulsora de indícios de criatividade no âmbito da formação continuada de professores. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental que possibilitou, através do Projeto Político Pedagógico (PPP), o levantamento do contexto histórico da Unidade de Ensino. No intuito de fundamentar o objeto, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, tendo como participante a professora fundadora desta instituição, sendo utilizado como instrumento entrevista semiestruturada. E, por fim, análise bibliográfica, buscando compreender às concepções de criatividade no contexto educacional, para as transformações das práticas pedagógicas. Os resultados desta pesquisa indicam que as adversidades são momentos para o ser humano refletir e ressignificar práticas desenvolvidas no contexto educativo, além de desvelar o papel da formação continuada de professores como construção de novos caminhos do aprender e ensinar na perspectiva da criatividade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-09-27
Issue
Section
ARTIGO
License
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".
How to Cite
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 35–55, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1087.. Acesso em: 19 nov. 2024.