CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

Autores/as

  • Maria José de Pinho
  • Maria José da Silva Morais

Palabras clave:

historicidade do contexto educativo, práticas criativas, adversidade criadora

Resumen

Este artigo objetivou compreender a historicidade da Escola Daniel Batista como propulsora de indícios de criatividade no âmbito da formação continuada de professores. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental que possibilitou, através do Projeto Político Pedagógico (PPP), o levantamento do contexto histórico da Unidade de Ensino. No intuito de fundamentar o objeto, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, tendo como participante a professora fundadora desta instituição, sendo utilizado como instrumento entrevista semiestruturada. E, por fim, análise bibliográfica, buscando compreender às concepções de criatividade no contexto educacional, para as transformações das práticas pedagógicas. Os resultados desta pesquisa indicam que as adversidades são momentos para o ser humano refletir e ressignificar práticas desenvolvidas no contexto educativo, além de desvelar o papel da formação continuada de professores como construção de novos caminhos do aprender e ensinar na perspectiva da criatividade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-09-27

Cómo citar

CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 35–55, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1087.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 153

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.