Ethnomathematics as a tool of mathematical knowing/doing in crafts of the wooden pets of the Guarani peopleel

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392303

Keywords:

Crafts, Guarani People, Ethnomathematics

Abstract

This research has its theoretical-methodological character based on assumptions of the Ethnomathematics
Program, in the “Dambrosian” aspect, and dialogues with the knowledge of the original peoples, how they organize
their daily lives and, in turn, develop their mathematical knowledge/doing about their sociocultural needs. In this sense,
looking at other ways of knowing/doing mathematics is recognizing that each social group has a traditional education system, built from the strengthening of its sociocultural aspects. Our focus is on the Guarani knowledge involved in the
production of handicrafts and accessories, their artisanal know-how, which is passed down from generation to generation,
in the arts/techniques of artisans and artisans. As a result of the investigation, we present a study on handicrafts and
ornaments produced by Guarani indigenous people from the Tekoha Ocoy community, in the municipality of São Miguel
do Iguaçu, in western Paraná.

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Author Biographies

  • Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Doutor em Educação para Ciências e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM), Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu (PPGEn-UNIOESTE). Licenciado em Matemática, pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI). Licenciado em Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-graduado em Educação do Campo, Educação Especial Inclusiva, Metodologia de Matemática e Física, pela Faculdade São Luiz. Atualmente, é líder do grupo de Pesquisa em Etnomatemática Indígena (GPEIND) e integrante do grupo INTERART: Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces com as Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade Intercultural Indígena- FAIND da Universidade Federal da Grande Dourados. Promove um amplo olhar para as diferentes didáticas no ensinar Matemática/Física. Em especial às comunidades Indígenas Guarani. Tem experiência em Educação Matemática, com ênfase em Etnomatemática, Formação de Professores indígenas, Ensino de Física/ciências e Educação Indígena.

  • Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CE-SUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Atuação Profissional: Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Atua em disciplinas ligadas a formação de professores/as para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), o INTRART tornou-se um Projeto de Pesquisa Interinstitucional com parcerias com diferentes propiciando interações em atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Coordena a Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG (a partir de 2017). Coordenadora do subprojeto Residência Pedagógica Interdisciplinar - Artes Visuais, Matemática e Música (a partir de 2022). Coordena o Projeto de Extensão INTERARC - Interação entre Arte e Ciência em atividades de extensão com enfoque interdisciplinar. Participante de projeto de Pesquisa - Formação e Competências Docentes para Educação de Qualidade e Equidade nas Ciências e na Matemática (2022-2024). Coordenou o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) - CNPq (2019 a 2022). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PPGECEM entre 2021 a 2023. Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Científica (PIBIC/BIC). http://orcid.org /0000-0002-8778-6792

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Published

2023-08-10

How to Cite

Ethnomathematics as a tool of mathematical knowing/doing in crafts of the wooden pets of the Guarani peopleel. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392303, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392303. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11434.. Acesso em: 24 nov. 2024.

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