La etnomatemática como herramienta del saber/hacer matemático en la artesanía de los animales de madera del pueblo Guaraní

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392303

Palabras clave:

Artesanías, Pueblo Guaraní, Etnomatemáticas

Resumen

Esta investigación tiene su carácter teórico-metodológico a partir de presupuestos del Programa de
Etnomatemática, en la vertiente “dambrosiana”, y dialoga con los saberes de los pueblos originarios, cómo organizan su
vida cotidiana y, a su vez, desarrollan su saber/hacer matemático sobre sus necesidades socioculturales. En este sentido,
mirar otras formas de saber/hacer matemáticas es reconocer que cada grupo social tiene un sistema educativo tradicional,
construido a partir del fortalecimiento de sus aspectos socioculturales. Nuestro enfoque está en el conocimiento guaraní
involucrado en la producción de artesanías y accesorios, su saber hacer artesanal, que se transmite de generación en
generación, en las artes/técnicas de los artesanos y artesanas. Como resultado de la investigación, presentamos un
estudio sobre artesanías y ornamentos producidos por indígenas guaraníes de la comunidad Tekoha Ocoy, en el municipio de São Miguel do Iguaçu, en el oeste de Paraná.

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Biografía del autor/a

  • Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Doutor em Educação para Ciências e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM), Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu (PPGEn-UNIOESTE). Licenciado em Matemática, pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI). Licenciado em Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-graduado em Educação do Campo, Educação Especial Inclusiva, Metodologia de Matemática e Física, pela Faculdade São Luiz. Atualmente, é líder do grupo de Pesquisa em Etnomatemática Indígena (GPEIND) e integrante do grupo INTERART: Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces com as Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade Intercultural Indígena- FAIND da Universidade Federal da Grande Dourados. Promove um amplo olhar para as diferentes didáticas no ensinar Matemática/Física. Em especial às comunidades Indígenas Guarani. Tem experiência em Educação Matemática, com ênfase em Etnomatemática, Formação de Professores indígenas, Ensino de Física/ciências e Educação Indígena.

  • Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CE-SUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Atuação Profissional: Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Atua em disciplinas ligadas a formação de professores/as para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), o INTRART tornou-se um Projeto de Pesquisa Interinstitucional com parcerias com diferentes propiciando interações em atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Coordena a Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG (a partir de 2017). Coordenadora do subprojeto Residência Pedagógica Interdisciplinar - Artes Visuais, Matemática e Música (a partir de 2022). Coordena o Projeto de Extensão INTERARC - Interação entre Arte e Ciência em atividades de extensão com enfoque interdisciplinar. Participante de projeto de Pesquisa - Formação e Competências Docentes para Educação de Qualidade e Equidade nas Ciências e na Matemática (2022-2024). Coordenou o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) - CNPq (2019 a 2022). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PPGECEM entre 2021 a 2023. Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Científica (PIBIC/BIC). http://orcid.org /0000-0002-8778-6792

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Publicado

2023-08-10

Cómo citar

La etnomatemática como herramienta del saber/hacer matemático en la artesanía de los animales de madera del pueblo Guaraní. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392303, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392303. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11434.. Acesso em: 27 jul. 2024.