CULTURAL AND TECHNOLOGICAL ARTIFACTS IN THE CLASSROOM ENVIRONMENT
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392308Keywords:
curriculum, School, Cultural and technological artifactsAbstract
O objetivo deste artigo é problematizar os usos de artefatos culturais e tecnológicos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola estadual localizada na cidade de Mirassol D’Oeste, no estado de Mato Grosso. Investigamos os artefatos culturais e tecnológicos presentes nos anos iniciais do ensino fundamental e como eles são utilizados, identificando práticas cotidianas de reprodução e produção de tais artefatos em sala de aula. Para potencializar as problematizações levantadas neste estudo e pensar o artefato tecnológico como potência criativa para a existência de outras possibilidades de ser e agir dentro da escola, dialogamos com Oliveira e Alves (2008), Andrade (2011) e Prensky (2001).
Downloads
References
ALVES, L.; NOVA, C. (Org.). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.
AMARO, Ivan; SOARES, Maria da Conceição Silva. Tecnologias digitais nas escolas: outras possibilidades para o conhecimento. 1. ed. – Rio de Janeiro: De Petrus et Alii; Brasília, DF: CAPES, 2016.
BRASIL. IBGE – Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística. Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
COELHO, Patricia Margarida Farias; COSTA, Marcos Rogério Martins; NETO, João Augusto Mattar. Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1077-1094, jul./set. 2018.
COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.
DU GAY, P. et al. Doing Cultural Studies: The Story of the Sony Walkman. Londres: Sage, 1997.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
LEMOS, Silvana. Nativos digitais x aprendizagens: um desafio para a escola. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.3, set./dez. 2009.
LIVINGSTONE, Sonia. Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. MATRIZes, São Paulo: ECA-USP, Ano 4, n.2, p.11-42, 2011.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. – Petrópolis: DP et Alli, 2008.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. NCB University Press, v. 9 n. 5, October, 2001.
SILVA, Elizabeth Farias da. Guerra do fogo: um conto da modernidade ou quem conta um conto, esconde muitos pontos. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Cuiabá, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luana dos Santos Nogueira Garcia, Maritza Maciel Castrillon Maldonado

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".