VIOLÊNCIA NA ESCOLA: QUANDO A VÍTIMA É O PROFESSOR

Autores

  • Simone Albuquerque da Rocha UNEMAT
  • Vanderlei Bonoto Cante

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.175195

Palavras-chave:

agressão ao professor, ato infracional, violência na escola.

Resumo

O texto apresenta resultados de pesquisa que objetivou aprofundar a discussão e compreender as várias formas de violência, em especial, aquela que vitimiza os professores no espaço escolar e seus reflexos na carreira docente. Adotou-se abordagem qualitativa e estudo de caso. A coleta de dados deu-se em escolas públicas de Rondonópolis/MT, no período de 2002 a 2012, analisando-se, neste artigo, as narrativas de quatro professoras. As questões propostas foram: Qual a natureza das agressões sofridas pelo professor no espaço escolar? Que sensações e sentimentos, manifestam os professores sobre as agressões? O que é necessário para o enfrentamento da violência no espaço escolar? Os resultados apontaram que a falta de conhecimento dos professores em relação aos seus direitos motivou a inércia quanto à tomada de iniciativa para agir nos casos de ocorrências de atos infracionais, ocasionando-lhes doenças e elevadas situações de estresse.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

ROCHA, Simone Albuquerque da; CANTE, Vanderlei Bonoto. VIOLÊNCIA NA ESCOLA: QUANDO A VÍTIMA É O PROFESSOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 175–195, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.29.175195. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3899. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO