Consecuencias de la progresión por ciclo de aprendizaje en el desempeño de los estudiantes
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392319Palabras clave:
aprendizaje, ciclo, progresionesResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar en qué medida las progresiones a través de los ciclos de aprendizaje impactan el desempeño de los estudiantes. Metodológicamente se adoptó un enfoque cualitativo y cuantitativo asociado a revisión bibliográfica, técnicas de cuestionario y observación directa. La muestra de la investigación involucró a 37 participantes. Los resultados obtenidos mostraron que si bien los docentes de la escuela en estudio se beneficiaron de capacitación o inducción sobre progresiones a través de ciclos de aprendizaje, no se aplicaron estrategias dirigidas a ayudar a los estudiantes en el proceso de progresión a través de ciclos de aprendizaje.
Descargas
Referencias
ARCAS, P. H. Implicações da progressão continuada na avaliação escolar, tensões, dilema, São Paulo. 2009.
BARRETO, E. Os ciclos escolares elementos de uma trajetória. Cadernos de pesquisa, nº 108, p 27-48, Novembro, 1999.
BARDlN, L. Análise de conteúdo. Lisboa edições, 70. 1997.
CHICAVELE, A. B. Progressão por ciclos de aprendizagem e suas implicações na qualidade de ensino no nível básico em Moçambique, Lisboa: Gradiva Publicações Lda. 2019.
FERNANDES, C. Escolaridade em ciclos: desafio para a escola do século XXI. Rio de Janeiro: Wak Editora.2009.
FERREIRA. J. Progressão por ciclos de aprendizagem versus qualidade de ensino aprendizagem no Ensino Básico: percepções e processo de implementação e divulgação. Maputo: Alcance Editores, 2014. p. 311-329.
FRANCISCO. J. A. A massificação do ensino em Moçambique sob a égide da internacionalização das políticas educacionais: consequência para a gestão escolar, Corumbá, MS, Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Área de concentração em Educação Social, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal.2016.
FREITAS, L. C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna. 2003.
GIL, A. C. Como Elaborar Projectos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.1991.
GUIBUNDANA, D. H. Gestão de implementação do novo currículo de ensino básico em Moçambique. O caso das escolas do distrito municipal, dissertação de mestrado. Juiz de Fora.2013.
JACOMINI, M. A . Avaliação escolar no ensino organizado em ciclos, Ciclos em revista, volume 4, editora Wak. Rio de Janeiro.2008.
KRUG, A. Ciclos de formação uma proposta transformadora, 3ª edição, editora mediação, Porto Alegre.2006.
Legislação – Imprensa Nacional de Moçambique, Lei n.º18/2018 de 28 de Dezembro.
MAINARDES, J. A escola em ciclos, fundamentos e debates. São Paulo. Cortez.2008.
MATE, G. Avaliação no contexto da passagem semi-automática e da aprendizagem por ciclos no Ensino Básico. In: DUARTE, S.; DIAS, H.; CAPECE, J. (Orgs.). Avaliação educacional em Moçambique: inclusão, inovação e qualidade. Maputo: Editora Educar UP. p. 334-338. 2013.
MEPT. Avaliação da qualidade dos Serviços de Educação no Ensino Básico na óptica dos beneficiários: estudo de caso realizado em 3 províncias - Gaza, Zambézia e Cabo Delgado. Maputo: CESC e MEPT, 2011.
MINED Plano curricular do ensino básico. Maputo: INDE/MINED.2003.
MINED Plano curricular do ensino básico. Maputo: INDE/MINED.2008.
MOÇAMBIQUE. Lei n.º 6/92 de 6 de Maio (Reajusta o quadro geral do sistema educativo e adequa as disposições contidas na Lei 4/83, às atuais condições sociais e económicas do país, tanto do ponto de vista pedagógico como organizativo) 1992.
NHANTUMBO, A. B. B. O Enigma do modelo por competência no Ensino Primário de Moçambique. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI –ISCAP, n.4, p.1-17,2016.
PERRENOUD, P. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artimed. 2004.
PCEB, Plano Curricular do Ensino Básico: Objectivos, politica, estrutura, Planos de estudo e estratégias de implementação. Maputo, INDE/MINED, 2003.
SOUSA, S. Z. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída Estud. av. vol.21 no.60 São Paulo.1998.
ZABALZA, A. M. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. 2ª edição, editora ASA. Portugal. 1994.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 João Francisco de Carvalho Choe, Rogério Filipe Mário

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".