#Partiu?: a evasão no ensino superior na perspectiva dos alunos evadidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392304

Palavras-chave:

evasão, avaliação do ensino superior, êxito escolar

Resumo

Este estudo realiza uma investigação das causas da evasão, a partir de manifestações de alunos
evadidos em exteriorizações espontâneas, não orientando nenhuma categoria das possíveis causas. Mesmo
as manifestações sendo espontâneas, a categorização se assemelha a outros trabalhos que realizaram
estudos semelhantes, com questionários já estruturados previamente com as possíveis causas da evasão. Os
resultados demonstram que o ensino, refletido nas metodologias e relacionamentos com os professores, são
influentes na decisão de evadir-se. Explicitou-se ainda, que diversos apontamentos contidos nas declarações,
possuem soluções ao alcance de ações que possam ser implementadas pela instituição por meio de políticas
educacionais.

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Biografia do Autor

  • Léo Manoel Lopes da Silva Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestre em Ciências da Computação
    Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso
    Barra do Bugres – MT, Brasil
    leoneto@unemat.br
    https://orcid.org/0000-0003-4861-8830

  • Daiany Francisca Lara, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestre em Informática

    Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso

    Barra do Bugres – MT, Brasil

  • Cláudia Alves Perez, FACULDADE DO PANTANAL

    Mestre em Educação

    Docente na Faculdade do Pantanal

    Cáceres – MT, Brasil

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

LOPES DA SILVA GARCIA, Léo Manoel; FRANCISCA LARA, Daiany; ALVES PEREZ, Cláudia. #Partiu?: a evasão no ensino superior na perspectiva dos alunos evadidos. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392304, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392304. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11315. Acesso em: 14 mar. 2025.