Reflexão epistemológica sobre formação de professores e metodologias ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12944

Palavras-chave:

Construção do conhecimento, Educação Matemática, Ensino de Ciência

Resumo

O presente artigo oferece uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa, que investiga as correntes epistemológicas da área de ensino com recorte para o empirismo. O objetivo é refletir sobre a formação continuada de professores e as metodologias ativas para o ensino de Ciências e Matemática. A investigação baseia-se na importância da experiência, da razão e da construção do conhecimento no processo educacional. A análise de artigos e livros relacionados ao tema revelou que as abordagens de John Dewey, Jean Piaget e Paulo Freire continuam sendo amplamente estudadas e aplicadas no contexto educacional, destacando o impacto das metodologias ativas na prática pedagógica atual.

Downloads

Biografia do Autor

  • Juliana Lemes Izepilovski, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) em associação ampla com a Universidade de Cuiabá (UNIC).

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Concluiu a Especialização em Educação Infantil com Ênfase em Educação Especial pela Faculdade Afirmativo, IEBJC (2015), e a Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) (2022). Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino do IFMT. Atua como professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Diamantino e na Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

  • Geison Jader Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT).

    Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

  • Sumaya Ferreira Guedes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT).

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar pela Universidade Nova de Lisboa-Faculdade de Ciências e Tecnologia (2010) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é docente do ensino superior da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) através do Programa de Apoio à Pós-Graduação da Amazônia Legal/Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG - Amazônia Legal). 

  • Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

    Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014) e Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência docente na área de Ensino de Química. Ministrou aulas de Instrumentação para o Ensino de Química, Metodologias para o Ensino de Química, Química Geral, CTS, e Química Analítica no Ensino Superior. Desde 2003 atua como professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Rondonópolis/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), registrado no CNPq, e atua como editor da Revista Prática Docente. É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Tem capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

Referências

BACICH, Lilian.; MORAN, José. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: A Ciência, a Sociedade e a Cultura Emergente. 1° edição, Editora Cultrix, 1982.

CURVO, Evaleis Fátima.; MELLO, Geison Jader.; LEÃO, Marcelo Franco. A gamificação como prática de ensino inovadora: um olhar para as teorias epistemológicas. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v.15, n.6, p. 4972-4994, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido [recurso eletrônico] / Paulo Freire. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

LACERDA, Flávia Cristina Barbosa; SANTOS, Letícia Machado dos. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 611-627, nov. 2018.

LIMA, Anselmo. et al. Como ajudar professores do magistério superior a transformar metodologias passivas em metodologias ativas na sala de aula: a prática da Clínica da Atividade Docente em foco. Revista brasileira de Estudo pedagogicos, Brasília, v. 104, e5468, 2023.

MUNARI, Alberto. Jean Piaget / Alberto Munari; tradução e organização: Daniele Saheb. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

RECH, Greyson Alberto. Metodologias ativas na formação continuada de professores de Matemática. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Exatas, UNIVATES, Lajeado, 2016.

SANTIAGO, Eliete.; BATISTA NETO, José. Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 127-141, jul./set. 2016.

SAUL, Ana Maria.; SAUL, Alexandre. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 19-35, jul./set. 2016.

TESSER, Gelson João. Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educar, Curitiba, n. 10, p. 91-98, 1995.

TRINDADE, Christiane Coutheux. John Dewey: o lugar da Educação na sociedade democrática. In: BOTO, C., ed. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados [online]. Uberlândia: EDUFU, 2019, pp. 115-140. História, Pensamento, Educação collection. Novas Investigações series, vol. 9. ISBN: 978-65-5824-027-3. Available from: http://books.scielo.org/id/fjnhs/pdf/boto-9786558240273-07.pdf. https://doi.org/10.14393/edufu-978-85-7078-472-8

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

IZEPILOVSKI, Juliana Lemes; MELLO, Geison Jader; GUEDES, Sumaya Ferreira; LEÃO, Marcelo Franco. Reflexão epistemológica sobre formação de professores e metodologias ativas. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402422, 2024. DOI: 10.30681/faed.v40i.12944. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12944. Acesso em: 1 abr. 2025.