A surdez e a família: reflexões sobre as implicações da notícia da surdez e as perspectivas dos pais
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.4354Palavras-chave:
Educação especial, Surdez, FamíliaResumo
O objetivo deste artigo, que é parte da pesquisa de uma dissertação de mestrado, é fazer uma reflexão sobre as implicações da notícia da surdez na família e o impacto desta sobre os pais. Serão abordadas a questão do diagnóstico para a família, a notícia da deficiência, a reação dos pais e familiares, as formas de atendimento, as expectativas dos pais em relação ao uso da língua de sinais e à inserção deles próprios nessa forma de comunicação. O relato de experiência de uma das autoras (Maria Isabel) servirá de base para a compreensão do impacto que a notícia da surdez tem sobre as famílias e para uma reflexão sobre as fases enfrentadas pelos pais a partir da notícia da surdez de seu filho.Downloads
Referências
ANGELO, T. C. S. et al. Percepção da fala em deficientes auditivos pré-linguais usuários de implante coclear. Pró-fono Revista de Atualização Cientifica, 2010 jul-set, 22(3): 275-80. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2016.
BEVILACQUA, M. C.; MORET, A. M. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais da saúde. São José dos Campos: Pulso, 2005.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Brasília, 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 21 set. 2015.
BRASIL. Lei nº 12.303, de 2 de agosto de 2010. [online] dispõe sobre a obrigatoriedade de realização do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12303.htm>. Acesso em: 27 ago. 2016.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. [2. ed.] / coordenação geral SEESP/MEC. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 116 p. (Série : Saberes e práticas da inclusão). Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2016.
BRASIL. Deficiência Auditiva. Organizado por Giuseppe Rinaldi et al. Brasília, SEESP 1997, VI, Série Atualidades Pedagógicas nº 4. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/20263.pdf>. Acesso em: 22 de fevereiro de 2017.
BUSCAGLIA, L. F. Os deficientes e seus pais. 5ª ed. Rio de Janeiro – Record. 2006.
FERNANDES, S. Educação de Surdos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
GUERRA, C. S. et al. Do sonho à realidade: vivência de mães de filhos com deficiência. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2015, Abr-Jun; 24 (2): p. 459-66. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n2/pt_0104-0707-tce-24-02-00459.pdf>. Acesso em: 14 set 2018.
HONORA, M. Inclusão Educacional de Alunos com Surdez: concepção e alfabetização: ensino fundamental, 1º ciclo. São Paulo: Cortez, 2014.
MOSES, K. O impacto da deficiência infantil. Portal inclusive: inclusão e cidadania, 07/11/2008. Disponível em: <http://www.inclusive.org.br/?p=1903>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2016.
PAIVA, A. B. et al. Surdez: relato de mães frente ao diagnóstico. Estudos de Psicologia, 2008, 175-183. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n2/10.pdf>. Acesso em: 13 set 2018.
SILVA, I. R.; KAUCHAJE, S.; GESUELI, Z. M. (Orgs.). Cidadania Surdez e Linguagem: Desafios e Realidade. São Paulo: Plexus: 2003.
SOLOMON, A. Longe de árvores: pais, filhos e a busca da identidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
VEIGA, M. M. A Inclusão de Crianças Deficientes na Educação Infantil. Revista Paideia. 28/05/2008; p. 169-195. Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Isabel de Abreu Souza, Elaine Marcílio Santos, Abigail Malavasi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".