A surdez e a família: reflexões sobre as implicações da notícia da surdez e as perspectivas dos pais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.4354

Palavras-chave:

Educação especial, Surdez, Família

Resumo

O objetivo deste artigo, que é parte da pesquisa de uma dissertação de mestrado, é fazer uma reflexão sobre as implicações da notícia da surdez na família e o impacto desta sobre os pais. Serão abordadas a questão do diagnóstico para a família, a notícia da deficiência, a reação dos pais e familiares, as formas de atendimento, as expectativas dos pais em relação ao uso da língua de sinais e à inserção deles próprios nessa forma de comunicação. O relato de experiência de uma das autoras (Maria Isabel) servirá de base para a compreensão do impacto que a notícia da surdez tem sobre as famílias e para uma reflexão sobre as fases enfrentadas pelos pais a partir da notícia da surdez de seu filho.

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Biografia do Autor

  • Maria Isabel de Abreu Souza, Universidade Metropolitana de Santos

    Mestre em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES

    Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UNIMES

    Coordenadora do Curso de LIBRAS do Pós-graduação da UNIMES

    Atendimento no Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade São Vicente (UNIBR)

  • Elaine Marcílio Santos, Universidade Metropolitana de Santos

    Professora do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental

    Professora do Mestrado Profissional Saúde e Meio Ambiente

    Pró-reitora da Universidade Metropolitana de Santos

  • Abigail Malavasi, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

    Doutora em Educação (UNICAMP), Docente do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da UNIMES, Coordenadora do curso de Psicologia da UNIMES

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Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SOUZA, Maria Isabel de Abreu; SANTOS, Elaine Marcílio; MALAVASI, Abigail. A surdez e a família: reflexões sobre as implicações da notícia da surdez e as perspectivas dos pais. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 43–54, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.4354. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5048. Acesso em: 6 mar. 2025.