FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO E AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA E DEMERVAL SAVIANI
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.223238Palavras-chave:
Educação, formação de professores, Anísio Teixeira, Demerval SavianiResumo
A formação de professores tem suma relevância na história da Educação. Assim, este trabalho objetivou elencar um breve histórico do processo de formação de professores no Brasil e destacar as contribuições de Anísio Teixeira e Demerval Saviani nesse processo para a Educação brasileira. Para tanto, efetivamos uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico a partir de obras de Anísio Teixeira e Demerval Saviani, além de contribuições de autores diversos acerca dos pressupostos teóricos dos autores analisados. Considera-se que as contribuições de ambos confluem para o ideário de uma prática pautada no processo dialético, possibilitando e estimulando professores a agirem no sentido de favorecerem a contra hegemonia a partir de seu trabalho pedagógico, em prol dos saberes necessários para a vida em sociedade e para sua transformação, por meio de uma educação pública para todos, cabendo a nós, educadores(as), resistirmos na busca por uma educação de qualidade inspirando-se nos passos destes autores.
Downloads
Métricas
Referências
BARBOSA, N. F. M.; JARDILINO, J. R. L. A formação de professores: notas sobre o pensamento educacional de Anísio Teixeira. Educação em Perspectiva, v. 3, n. 2, p. 307-319, 2012.
MACEDO, S. M. F. A ética, a ética profissional e a Educação. Curitiba: Editora CRV, 2018.
MARSIGLIA, A. C. G.; CURY, C. R. J. Dermeval Saviani: uma trajetória cinquentenária. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 62, p. 497-507, 2017.
NUNES, C. Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, p. 9-40, 2000.
SAVIANI, D. O curso de Pedagogia e a formação de educadores. Perspectiva, v. 26, n. 2, p. 641-660, 2008.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 7-19, 2011.
SCHEIBE, L. Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 41-53, 2008.
SUHR, I. R. F. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012.
TEIXEIRA, A. S. Educação no Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1969.
TEIXEIRA, A. S. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 85, n. 209-10-11, 2004.
TEIXEIRA, A. S. Educação não é privilégio. 7 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thaís Fernanda Ruiz Braga Cardoso, Ellyn Vieira de Souza Saraiva, Renan Bandeirante de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".