RELATOS DE UMA BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPq E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Thais Cardoso Franco Escola Estadual Agrícola Terra Nova, EATN, Terra Nova, MT
  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira Unemat
  • Ana Claudia Taube Matiello Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v1i15.12417

Palavras-chave:

Bolsa do CNPq, Iniciação Científica Júnior, Povos tradicionais

Resumo

Neste texto, mostramos a relevância da Olimpíada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas à formação de estudantes que se envolvem com as raízes e com a história de seus povos e culturas. Os estudantes premiados recebem uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq, a qual tem auxiliado estudantes, como Thais, a custear algumas despesas de seus estudos e pesquisas científicas. A bolsista tem publicações em Anais, E-book e Livro. Contribuiu com a Semana Nacional de Orgânicos e com artigos que estão em fase de avaliação em revistas com Qualis A. Esse resultado reforça a relevância das bolsas de pesquisa científica para os estudantes de nível médio e para os futuros cientistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thais Cardoso Franco, Escola Estadual Agrícola Terra Nova, EATN, Terra Nova, MT

    Bolsista de Iniciação Cientifica Júnior do CNPq, estudante da Escola Estadual Agrícola Terra Nova, EATN, Terra Nova, MT
    ORCID: https://orcid.org/0009-0001-9945-5739
    E-mail: thaiscardosofranco345@gmail.com

  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Unemat

    Professora Doutora dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Educação Intercultural Indígena da UNEMAT. Coordenadora da Olímpiada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas.
    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8733-8255
    E-mail: lisanilpatrocinio@gmail.com

  • Ana Claudia Taube Matiello, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestranda em Geografia e bolsista CAPES pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.
    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8316 8455
    E-mail: ana2015matiello@gmail.com

Referências

CARDOSO, Igor Narcizo et al. A mecanização leiteira na Escola Estadual Terra Nova: um relato de experiência da II Mostra Científica e I Olímpiada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas. Revista de Comunicação Científica, RCC, maio/ago. I, n. 12, p. 295-306, 2023. Disponível em: Acesso em: 14 jan. 2024.

CURIE, Marie. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia. org/ wiki/Marie_Curie> Acesso em: 14 jan. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARQUES, Enedina Alves. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: Acesso em: 14 jan. 2024.

PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio. RECK, Jair. JÚNIOR, Miguel Castilho. CUNHA, Teresa Cunha. (Org.). Iniciação científica e construção de conhecimentos emancipatórios na Escola Agrícola de Terra Nova do Norte, MT, Brasil. São Paulo: Literando Editora, 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RELATOS DE UMA BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPq E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO. (2024). Revista De Comunicação Científica, 1(15), 07-21. https://doi.org/10.30681/rcc.v1i15.12417

Artigos Semelhantes

21-30 de 65

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>