DIÁLOGOS ENTRE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MARCOS BAGNO E ESTUDANTES DO IFBA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO TÉCNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v15.6067

Palavras-chave:

Variação linguística. Preconceito linguístico. Estágio supervisionado. Ensino de língua portuguesa.

Resumo

Neste trabalho apresentamos reflexões a partir da experiência com o Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa, componente obrigatório do curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, realizado numa turma do subsequente (curso técnico de Eletrotécnica) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Situamos o ensino remoto emergencial no cenário da pandemia de covid-19, momento de exclusão social e aumento de evasão, mas única forma de funcionamento das escolas, para preservar vidas. Fundamentados nas propostas de Bagno (2007 [1999]), Possenti (1996) e Faraco (2004) e outros, refletimos sobre nosso planejamento e desenvolvimento de aulas, enfatizando aquelas com as temáticas da variação e do preconceito linguístico. Observamos que a abordagem variacionista a partir da discussão de textos da literatura e da linguística com os alunos foi frutífera no ensino de língua portuguesa materna e, a partir dos resultados, defendemos que a pedagogia da variação pode constituir uma maneira de superação da dicotomia entre teoria e prática nos currículos dos cursos de Letras, produzindo uma verdadeira “aproximação à realidade” dos estudantes, como sugerem Pimenta e Lima (2005/2006).



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Biografia do Autor

  • Alberto Guimarães Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

    Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

  • Sandra Carneiro de Oliveira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

    Sandra Carneiro de Oliveira é doutora em Língua e cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Estudo de linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Estudos linguísticos e literários pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA) e licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professora da área de estágio supervisionado em língua portuguesa nos cursos de licenciatura em Letras na Faculdade de Educação da UFBA. Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora da UFBA/Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), professora visitante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e professora da Educação Básica no município de Santaluz, BA. Tem experiência nas áreas de Sociolinguística, Estágio Supervisionado e Ensino de Língua Portuguesa. Participa do Grupo de Pesquisa Fala e Contexto no Português Brasileiro (GconPort - UNEB), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING - UFBA) e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Línguas (GEPELIN - UFOB). Coordena com Fátima Aparecida de Souza o Grupo de Extensão Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: concepções e práticas - GEELP.



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Publicado

2023-09-03

Como Citar

DIÁLOGOS ENTRE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MARCOS BAGNO E ESTUDANTES DO IFBA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO TÉCNICO. (2023). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 16(01). https://doi.org/10.30681/real.v15.6067

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