A língua(gem) escrita por crianças em processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.10006Resumo
Este estudo tem por finalidade compreender o processo de aquisição da língua(gem) escrita por crianças em processo de alfabetizaçãoa partir de um estudo qualitativo de cunho interpretativista numa escola municipal de educação básica em Sinop Mato Grosso em uma sala de primeiro ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados no levantamento de dados foram observação participante, gravação de áudio e os diagnósticos de escrita. A base teórica está pautada em Luiz Carlos Cagliari, Teresa Cristina Rego, Magda Soares, Roxane Rojo dentre outros. Os resultados apontam que a maioria das criançasno início da pesquisa estavam na hipótese silábico-alfabética e, ao término, estavam na hipótese alfabética, compreendendo assim o funcionamento do sistema de escrita alfabética.
Palavras-chave: ensino fundamental; alfabetização; língua(gem) escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.