A língua(gem) escrita por crianças em processo de alfabetização

Autores

  • Graciele Manfroi

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.10006

Resumo

Este estudo tem por finalidade compreender o processo de aquisição da língua(gem) escrita por crianças em processo de alfabetizaçãoa partir de um estudo qualitativo de cunho interpretativista numa escola municipal de educação básica em Sinop Mato Grosso em uma sala de primeiro ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados no levantamento de dados foram observação participante, gravação de áudio e os diagnósticos de escrita. A base teórica está pautada em Luiz Carlos Cagliari, Teresa Cristina Rego, Magda Soares, Roxane Rojo dentre outros. Os resultados apontam que a maioria das criançasno início da pesquisa estavam na hipótese silábico-alfabética e, ao término, estavam na hipótese alfabética, compreendendo assim o funcionamento do sistema de escrita alfabética.

Palavras-chave: ensino fundamental; alfabetização; língua(gem) escrita.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciele Manfroi

Departamento de Ciências Contábeis

Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Faculdade de Educação e Linguagem - FAEL

Curso de Pedagogia

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

Manfroi, G. (2017). A língua(gem) escrita por crianças em processo de alfabetização. Eventos Pedagógicos, 8(2), 797–812. https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.10006

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)