O LÚDICO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

um estudo a partir do estágio curricular supervisionado em uma escola pública de Sinop-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11978

Palavras-chave:

Ludicidade, Metodologia, Ensino-aprendizagem, Educação

Resumo

O artigo tem como tema o lúdico e o processo de ensino-aprendizagem no 2° ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo foi identificar as atividades lúdicas realizadas pelo professor e se há utilização ou não dessa metodologia em sala de aula. Baseia-se nas concepções de Lev Vygotsky, Tizuko Kishimoto, entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de estudo de caso, mediante observações participativas e não-participativas realizadas no ano de 2023. Conclua-se que do ponto de vista lúdico, as atividades realizadas não se aplicam como lúdicas e por mais que as atividades propostas fossem interessantes, a didática utilizada não condiz com a metodologia lúdica.

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Biografia do Autor

  • Nádia Kariny Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2023/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Costa, N. K. (2024). O LÚDICO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: um estudo a partir do estágio curricular supervisionado em uma escola pública de Sinop-MT. Eventos Pedagógicos, 15(2), 349-358. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11978