ANSIEDADE
como afeta na aprendizagem na vida acadêmica?
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11979Palavras-chave:
Ansiedade, Aprendizagem, Vida acadêmicaResumo
O presente artigo tem como finalidade compreender como a ansiedade reflete na vida acadêmica do Curso de Pedagogia e as qual apoio é oferecido pelos gestores do curso, da Universidade do Estado de Mato Grosso. A abordagem é qualitativa com levantamento entrevistas semiestruturadas e questionários com discentes, psicólogo da universidade e professores. Como base referencial foram utilizados os autores: Thomas D. Borkovec, Ricardo da Costa Padovani, e John Locke. Conclui-se que os acadêmicos percebem diversos sinais como problemas para se concentrar, medo de não conseguir concluir as matérias na vida acadêmica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. S., SOARES, A. P. Os estudantes universitários: Sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In: MERCURI, E., E.; POLYDORO, S. A. J. (Eds.), Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté, SP: Cabral Editora: 2003.
BERNSTEIN, D. A.; BORKOVEC, T. D.; HAZLETT-STEVENS, H. New directions in progressive relaxation training: A guidebook for helping professionals. Westport (EUA): Praeger Publishers/Greenwood Publishing Group, 2000.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 julho de 2010. O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, executado no âmbito do Ministério da Educação, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes. Acesso em: 12 nov. 2023.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Brasília: FONAPRACE, 2011.
LOCKE, E. A. What is job satisfaction? Organizational Behavior and Human Performance, v.4, n.4, p. 309-336. nov., 1969 [doi: 0.1016/0030-5073(69)90013-0].
MARTINS, L. A. N. Atividade Médica: Fatores de risco para a saúde mental do médico. Rev. Bras. Clín. Terap. 1991; v. XX, n. 9: 355-64.
PADOVANI, R; NEUFELD, C; MALTONI, J; BARBOSA, L; SOUZA, W; CAVALCANTI,H & LAMEU, J. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Rev. Brasileira de Terapias Cognitivas. v. 10, n. 1. Rio de Janeiro, 2014.
POCHMANN, M. Juventude em busca de novos caminhos no Brasil. In R. NOVAES; P. VANNUCHI (Eds.). Juventude e sociedade: trabalho, educação e participação (pp. 217-241). São Paulo: Fundação Perseu Abramo. 2004.
SADOCK, B., SADOCK, V. & RUIZ, P. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.