PERSPECTIVAS DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12616Palavras-chave:
Educação Infantil, Professor e aluno, Ensino-aprendizagem, AfetividadeResumo
Este artigo aborda as concepções relacionadas à afetividade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Tem por objetivo compreender o processo socioafetivo nos espaços de socialização e desenvolvimento infantil. O referencial teórico fundamenta-se em Henri Wallon e Lev Vygotsky. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada mediante estudo de caso, em forma de entrevista semiestruturada com professores, e observação da sala de aula em uma escola municipal de Educação Infantil no município de Sinop, no ano de 2022/2. Os resultados indicaram que a afetividade é indispensável no período inicial, evidenciando que o afeto entre professor e aluno é crucial. Conclui-se que o afeto entre professor e aluno, e um ambiente acolhedor e afetivo é imprescindível para que a criança se sinta confortável e segura, facilitando o seu desenvolvimento e aprendizado.
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