PERSPECTIVAS DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Karolyne Pinheiro da Silva Teixeira Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12616

Palavras-chave:

Educação Infantil, Professor e aluno, Ensino-aprendizagem, Afetividade

Resumo

Este artigo aborda as concepções relacionadas à afetividade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Tem por objetivo compreender o processo socioafetivo nos espaços de socialização e desenvolvimento infantil. O referencial teórico fundamenta-se em Henri Wallon e Lev Vygotsky. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada mediante estudo de caso, em forma de entrevista semiestruturada com professores, e observação da sala de aula em uma escola municipal de Educação Infantil no município de Sinop, no ano de 2022/2. Os resultados indicaram que a afetividade é indispensável no período inicial, evidenciando que o afeto entre professor e aluno é crucial. Conclui-se que o afeto entre professor e aluno, e um ambiente acolhedor e afetivo é imprescindível para que a criança se sinta confortável e segura, facilitando o seu desenvolvimento e aprendizado.

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Biografia do Autor

  • Karolyne Pinheiro da Silva Teixeira, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/1.

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Teixeira, K. P. da S. (2024). PERSPECTIVAS DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Eventos Pedagógicos, 15(2), 330-339. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12616