A AGENDA DE PESQUISAS DO GEPES/UFGD SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Morgana de Fátima Agostini Martins Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Kaio da Silva Barcelos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12814

Palavras-chave:

Educação Especial, Transtorno do Espectro do Autismo, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho teve como objetivo mapear e caracterizar a produção de teses, dissertações, e outras publicações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial da Universidade Federal da Grande Dourados (GEPES/UFGD). Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, que utilizou como base de dados, o Repositório Institucional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD e as respectivas fontes dos demais trabalhos selecionados a partir da plataforma do Currículo Lattes. Foram selecionadas e caracterizadas nove dissertações, quatro teses, três artigos de periódicos e oito capítulos de livros, buscando evidenciar a trajetória do grupo, bem como os avanços das pesquisas na área. A análise das pesquisas revela a pertinência na formação continuada de professores e profissionais para a identificação precoce e manejo adequado de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Os resultados destacam a produção de instrumentos e fluxos no atendimento a crianças com TEA e reforça que a colaboração entre diferentes atores, como professores, familiares e profissionais de saúde, emerge como um fator crítico e exponencialmente produtivo para o sucesso das crianças. Este estudo consolida as contribuições do GEPES/UFGD para o avanço do processo de escolarização de crianças com TEA na educação infantil na região Sul de Mato Grosso do Sul.

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Biografia do Autor

  • Morgana de Fátima Agostini Martins, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Pós Doutora em Educação pela Universidad de Buenos Aires (Bolsista CAPES/CAFP UBA-UFGD), Mestre e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR, 2001-2006) Docente do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPES/UFGD) e Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento Infantil e Educação Especial (LEDES/UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

  • Kaio da Silva Barcelos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2022-2026). Mestre em Educação pela Universidade Federal da grande Dourados (UFGD, 2021), Professor de Apoio Pedagógico Educacional da Prefeitura Municipal de Dourados-MS, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPES/UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Martins, M. de F. A., & Barcelos, K. da S. (2024). A AGENDA DE PESQUISAS DO GEPES/UFGD SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MATO GROSSO DO SUL. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1392-1403. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12814