A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SOCIOAFETIVAS POR MEIO DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13175Palavras-chave:
Afetividade, Ludicidade, Educação InfantilResumo
Este estudo é sobre laços afetivos desenvolvidos por meio de atividades interligadas a ludicidade na Educação Infantil, e tem como finalidade compreender a importância desse elo, levando em consideração o desenvolvimento integral da criança nessa fase escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, possui o método estudo de caso, e entrevistas semiestruturadas com professoras da Educação Infantil em Cláudia/MT, no segundo semestre de 2023. A fundamentação teórica baseou-se nos autores Henri Paul Hyacinthe Wallon, Lev Seminovich Vygotsky, entre outros. Os resultados apontam que através atividades recreativas as crianças desenvolvem aspectos afetivos, que permitem a formação de cidadãos mais respeitosos na escola, e consequentemente, no contexto social.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 09 out. 2024
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf. Acesso em: 09 out. 2024.
GALVÃO, Izabel. Uma concepção dialética de desenvolvimento Infantil. 4ª edição. Petrópolis: Vozes, 1995.
LUCKESI, Crispiano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas na prática educativa: compreensões conceituais e preposições. São Paulo: Cortez, 2023.
MINAYO, Maria C. de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MRECH, Leny Magalhães. O uso de brinquedos e jogos de intervenção psicopedagógica de crianças com necessidades especiais. In: KISHIMOTO, Organizador (org.). Jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 121-148.
TEIXEIRA, Karolyne Pinheiro da Silva. Perspectivas da afetividade na Educação Infantil. Revista Eventos Pedagógicos. Sinop, v. 15, n. 2(39. ed.), p. 330-339, jun./jul.2024. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12616/8610. Acesso em: 25 set. 2024.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.