Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças

Autores

  • Rafaela Silva de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6327

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil sob a perspectiva de professoras que atuam nessa etapa da educação escolar. Os autores que embasam esta pesquisa são André La Pierre, Bernard Aucouturier e Jean Le Boulch. A pesquisa teve abordagem qualitativa, por meio de aplicação de questionários com três professoras da Educação Infantil, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2021. Concluiu-se que as professoras mostraram, em seus discursos, utilizar as atividades psicomotoras em seu cotidiano de trabalho com seus alunos e ficaram evidentes os inúmeros benefícios dessas atividades no processo de ensino e aprendizagem das crianças, sendo esse cognitivo, psicomotor e afetivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaela Silva de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasíila: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 31 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CONSTANTIN, Iuliana Luminiţa. The importance of the psychomotricity development in the life cycle. Ştiinţa Culturii Fizice, v. 2, n. 35, p. 37-48, 2020.

LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MACEDO, Letícia Soares. A importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Centro Universitário-UniCEUB, Brasília. 2014.

OLIVEIRA, Nataly Lorena do Nascimento; ALMEIDA, Viviane Maria de ; PAES, Elisa Ayane Santos. Psicomotricidade: desenvolvimento motor na praxis fina e global na aprendizagem. Anais Educon, São Cristovão/SE,v.14,n.16,p.1-16, set. 2020. Disponível em: https://www.coloquioeducon.com/ . Acesso em: 31 de maio 2022.

SILVA, Daniele Araújo. A importância da psicomotricidade da educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2013.

TEIXEIRA COSTA, Hélder José, et al. Influence of a physical education plan on psychomotor development profiles of preschool children. Faculty of Education, University of A Corunã, Campus de Elvinã s/n 15008 (A Corunã) Spain. July 2015.

Disponível em: https://www.jhse.ua.es/article/view/2015-v10-n1-influence-of-a-physical-education-plan-on-psychomotor-development-profiles-of-preschool- children Acesso em: 31 de maio 2022.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Souza, R. S. de. (2022). Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças. Eventos Pedagógicos, 13(2), 293-303. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6327