Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6327Palavras-chave:
Psicomotricidade, Educação Infantil, Desenvolvimento MotorResumo
Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil sob a perspectiva de professoras que atuam nessa etapa da educação escolar. Os autores que embasam esta pesquisa são André La Pierre, Bernard Aucouturier e Jean Le Boulch. A pesquisa teve abordagem qualitativa, por meio de aplicação de questionários com três professoras da Educação Infantil, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2021. Concluiu-se que as professoras mostraram, em seus discursos, utilizar as atividades psicomotoras em seu cotidiano de trabalho com seus alunos e ficaram evidentes os inúmeros benefícios dessas atividades no processo de ensino e aprendizagem das crianças, sendo esse cognitivo, psicomotor e afetivo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasíila: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 31 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CONSTANTIN, Iuliana Luminiţa. The importance of the psychomotricity development in the life cycle. Ştiinţa Culturii Fizice, v. 2, n. 35, p. 37-48, 2020.
LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MACEDO, Letícia Soares. A importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Centro Universitário-UniCEUB, Brasília. 2014.
OLIVEIRA, Nataly Lorena do Nascimento; ALMEIDA, Viviane Maria de ; PAES, Elisa Ayane Santos. Psicomotricidade: desenvolvimento motor na praxis fina e global na aprendizagem. Anais Educon, São Cristovão/SE,v.14,n.16,p.1-16, set. 2020. Disponível em: https://www.coloquioeducon.com/ . Acesso em: 31 de maio 2022.
SILVA, Daniele Araújo. A importância da psicomotricidade da educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2013.
TEIXEIRA COSTA, Hélder José, et al. Influence of a physical education plan on psychomotor development profiles of preschool children. Faculty of Education, University of A Corunã, Campus de Elvinã s/n 15008 (A Corunã) Spain. July 2015.
Disponível em: https://www.jhse.ua.es/article/view/2015-v10-n1-influence-of-a-physical-education-plan-on-psychomotor-development-profiles-of-preschool- children Acesso em: 31 de maio 2022.
TRIVINOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.