Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6327Palavras-chave:
Psicomotricidade, Educação Infantil, Desenvolvimento MotorResumo
Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil sob a perspectiva de professoras que atuam nessa etapa da educação escolar. Os autores que embasam esta pesquisa são André La Pierre, Bernard Aucouturier e Jean Le Boulch. A pesquisa teve abordagem qualitativa, por meio de aplicação de questionários com três professoras da Educação Infantil, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2021. Concluiu-se que as professoras mostraram, em seus discursos, utilizar as atividades psicomotoras em seu cotidiano de trabalho com seus alunos e ficaram evidentes os inúmeros benefícios dessas atividades no processo de ensino e aprendizagem das crianças, sendo esse cognitivo, psicomotor e afetivo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasíila: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 31 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CONSTANTIN, Iuliana Luminiţa. The importance of the psychomotricity development in the life cycle. Ştiinţa Culturii Fizice, v. 2, n. 35, p. 37-48, 2020. DOI: https://doi.org/10.52449/1857-4114.2020.36-2.02
LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MACEDO, Letícia Soares. A importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Centro Universitário-UniCEUB, Brasília. 2014.
OLIVEIRA, Nataly Lorena do Nascimento; ALMEIDA, Viviane Maria de ; PAES, Elisa Ayane Santos. Psicomotricidade: desenvolvimento motor na praxis fina e global na aprendizagem. Anais Educon, São Cristovão/SE,v.14,n.16,p.1-16, set. 2020. Disponível em: https://www.coloquioeducon.com/ . Acesso em: 31 de maio 2022. DOI: https://doi.org/10.29380/2020.14.16.11
SILVA, Daniele Araújo. A importância da psicomotricidade da educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2013.
TEIXEIRA COSTA, Hélder José, et al. Influence of a physical education plan on psychomotor development profiles of preschool children. Faculty of Education, University of A Corunã, Campus de Elvinã s/n 15008 (A Corunã) Spain. July 2015.
Disponível em: https://www.jhse.ua.es/article/view/2015-v10-n1-influence-of-a-physical-education-plan-on-psychomotor-development-profiles-of-preschool- children Acesso em: 31 de maio 2022. DOI: https://doi.org/10.14198/jhse.2015.101.11
TRIVINOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.