O uso da água numa perspectiva socioambiental: a escola como formadora de práticas ambientais

Autores

  • Maria Elena Dias da Silva
  • Aumeri Carlos Bampi

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8941

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a maneira que as informações sobre a água são trazidas para os alunos, como os alunos captam essas informações e se de fato é posto em prática, tanto na escola como em casa o que é ensinado em relação ao cuidado com a água. O ambiente de pesquisa foi a Escola Municipal Ana Cristina de Sena, e o público participante da pesquisa foram os alunos do primeiro ano. Para o embasamento teórico usamos os autores: Almeida, Barros, Brandão, Marcuse e Zart. Utilizaram-se perguntas relacionadas ao uso e preservação da água para analisar a percepção e/ou preocupação dos professores e da escola sobre o assunto. Através dessas perguntas/entrevistas, percebeu-se que falta muita informação e que os profissionais da educação ainda se encontram insuficientemente preparados para trabalhar a questão da Educação Ambiental relacionada ao uso da água. Para a pesquisa com as crianças, foram usados desenhos feitos pelas mesmas, sobre o tema da preservação da água, concluindo que a realidade das crianças, na maioria das vezes, é oposta ao que diz respeito principalmente à palavra preservação. Portanto, a preocupação essencial e conclusiva é em saber se os métodos didáticos diários que exigem ações e orientações podem fazer sentido para as crianças, e criar campos de interconexão para o exercício de uma Educação Ambiental relacionada à água, dentro e fora do cotidiano escolar.

Palavras-chave: educação ambiental; preservação da água; importância da água; utilização da água.

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Referências

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Publicado

07-07-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

O uso da água numa perspectiva socioambiental: a escola como formadora de práticas ambientais. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(1), 220-229. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8941