v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas

					Visualizar v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas

Seção Apresentação: pelo professor Odimar João Peripolli, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop - MT;

Introdução: Cristinne Leus Tomé;

Seção Artigos: produções dos alunos do 7º semestre de Pedagogia;

Seção Grupos de Orientação: produções dos professores-orientadores e orientandos em forma de artigos e resumos;

Seção Entrevista: com a professora Janete Rosa da Fonseca, da Universidade La Salle, Lucas do Rio Verde - MT.

Organizadora: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 07 de julho de 2011.

Publicado: 07-07-2011

Expediente

  • Expediente

    Cristinne Leus Tomé
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.9695

Apresentação

  • Apresentação

    Odimar João Peripolli
    07-08
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.9676

Introdução

  • Introdução

    Cristinne Leus Tomé
    09-13
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.9693

Seção Artigos

  • Família no contexto escolar: sua participação no processo de aprendizagem no 2º ano do ensino fundamental

    Abadia Nair Alves de Almeida Bazeleski, Roberto Alves de Arruda
    14-23
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8933
  • O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura

    Ana Reni Goncalves, Fátima Aparecida da Silva Iocca
    32-41
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8934
  • Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar

    Alessandra Cristiane dos Santos, José Luiz Müller
    24-31
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8969
  • Família e escola: uma participação interativa no contexto da educação infantil

    Anne Kelly Hetzel de Araujo Anastacio, Jaqueline Pasuch
    42-49
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8935
  • O incentivo da leitura por meio de histórias em quadrinhos

    Claudineia Pereira Canguçu, Lenita Maria Korbes
    50-60
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8937
  • Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT

    Dirlei Borges dos Santos Kotzko, Aumeri Carlos Bampi
    72-81
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8909
  • Fascinantes viagens ao mundo das cores e sentidos: a metodologia de trabalho do/a professor/a como mediação escolar na relação comunicativa leitor e obra da literatura infantil

    Daenne Myrley Vitor Silva, Cristinne Leus Tomé
    61-71
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8938
  • Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

    Edna Cristina da Silva Oliveira, José de Souza Neto
    82-91
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8939
  • A contação de histórias na educação infantil

    Elinete Cordeiro Vitor, Lenita Maria Korbes
    92-100
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8942
  • Agressividade na escola: realidades vivenciadas pelos profissionais na educação básica

    Elisângela Cristina dos Santos, José Luiz Müller
    101-110
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8943
  • Oralidade em sala de aula nos anos iniciais: reflexão sobre o fazer docente

    Elizamara Federle, Edneuza Alves Trugillo
    111-120
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8945
  • Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?

    Iracema de Almeida Cardozo Damasceno, Marion Machado Cunha
    121-130
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8946
  • Jogos e brincadeiras na educação infantil: concepções e prática

    Ivanete da Silva dos Santos, Edneuza Alves Trugillo
    131-137
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8947
  • O brinquedo na educação infantil

    Izaura Francisca de Oliveira, Lenita Maria Korbes
    138-147
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8948
  • O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil

    Jacileide de Arruda Sousa, Alceu Zoia
    148-158
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8949
  • O jogo e a brincadeira na educação infantil

    Josilene Camila Amorim, Ivone Jesus Alexandre
    159-168
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8950
  • Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade

    Juliana Cassia Penaroti, Edneuza Alves Trugillo
    169-179
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8951
  • Agressividade na escola: um estudo de caso com crianças de cinco anos

    Liliane de Jesus Nascimento, José Luiz Müller
    180-189
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8956
  • O processo de avaliação da aprendizagem na proposta da escola organizada por ciclos: estudo de caso no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes

    Luciana Aparecida de Andrade Fenili Gazda, Edison Antônio de Souza
    190-199
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8954
  • A relação professor-aluno na construção do conhecimento

    Maiby Gisele Wagner, Edneuza Alves Trugillo
    200-209
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8953
  • Relação professor-aluno no processo de aprendizagem

    Maria da Conceição Oliveira, Lenita Maria Korbes
    210-219
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8957
  • O uso da água numa perspectiva socioambiental: a escola como formadora de práticas ambientais

    Maria Elena Dias da Silva, Aumeri Carlos Bampi
    220-229
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8941
  • A afetividade na relação professor-aluno no processo de formação e aprendizagem na educação infantil

    Marta Rodrigues Vezaro, Isabela Augusta Andrade Souza
    230-239
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8958
  • Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

    Mônica de Almeida Mendes, José Luiz Müller
    240-249
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8966
  • Práxis pedagógica do professor e o aluno com Síndrome de Down: uma reflexão necessária

    Pricila Gonçalves da Silva, Edneuza Alves Trugillo
    250-259
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8960
  • Música infantil: suas ações no contexto escolar

    Silvana Fernandes Gama, Edneuza Alves Trugillo
    260-270
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8967
  • A relação da escola e do Conselho Tutelar no amparo à criança

    Simone Pereira dos Santos, Lenita Maria Korbes
    271-279
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8961
  • Dificuldades da aprendizagem na leitura

    Solange Oliveira Nascimento, Edneuza Alves Trugillo
    280-289
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8962
  • A música como atividade de desenvolvimento da linguagem e socialização em crianças de 1 a 2 anos

    Sueli Fátima Gonçalves, Leandra Ines Seganfredo Santos
    299-308
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8963
  • Crianças com Síndrome de Down: tem lugar na escola?

    Suelenn Barbosa dos Santos, Edneuza Alves Trugillo
    290-298
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8965

Grupos de Orientação

Entrevista

  • Práticas Pedagógicas: uma entrevista com Janete Rosa da Fonseca

    Cristinne Leus Tomé
    327-330
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.9694